ad16
DestaquesTodas as Notícias

CTA realiza campanha e oferta de medicamento em prol da prevenção de HIV em Picos

Devido ao aumento do número de casos de sífilis e HIV na cidade, as ações serão desenvolvidas durante todo o ano.

A Prefeitura de Picos, por meio do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), neste mês de fevereiro está realizando a campanha “Com ou sem carnaval, a prevenção continua”. Além disso, está ofertando medicamento que previne infecção por HIV. Devido ao aumento do número de casos de sífilis e HIV na cidade, as ações serão desenvolvidas durante todo o ano.

De acordo com o levantamento realizado pelo CTA, durante todo o ano de 2021, foram notificados 52 casos de HIV e 156 de sífilis. Em 2022, até fevereiro, foram notificados 6 novos casos de HIV, sendo a população jovem a mais acometida pela doença.

Em razão disso, segundo o coordenador do CTA, Fábio Bernardes, durante este mês de fevereiro serão desenvolvidas várias ações em prol da conscientização da população quanto a prevenção das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Em alguns dias, vamos estar desenvolvendo atividades em praças públicas, em locais que têm fluxo de pessoas. Iremos fazer coletas e, em seguida, a análise em relação ao diagnóstico das ISTs”. afirmou.

Coordenador Administrativo do CTA de Picos, Fábio Bernardes

O Coordenador, afirma ainda que outras ações de prevenção e conscientização serão efetuadas. “Além da distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos, estaremos disponibilizando orientações para os jovens que chegam com muitas dúvidas” pontuou o coordenador Fábio Bernardes.

Além disso, é importante ressaltar que o CTA está ofertando medicamento que previne a infecção pelo HIV, denominado “PREP”. A médica do CTA, Luana Araújo, enfatiza a importância desse medicamento: “É um medicamento usado na terapia para o tratamento do HIV, só que, nesse contexto, a gente o utiliza como uma prevenção que é bastante eficaz de 95 a 99% de profilaxias à infecção pelo HIV. Este medicamento é recomendado para homossexuais, profissionais do sexo, indivíduos soro discordantes, ou seja, o marido tem HIV e esposa não tem, e indivíduos transexuais”, enfatizou Luana Araújo.

Médica do CTA, Luana Araújo (Foto: Wagner Araújo).

O Centro de Aconselhamento e Testagem de Picos oferta serviços de aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos, exames laboratoriais, entrega de insumos como preservativos masculino e feminino e medicamento que previne a HIV.

O CTA está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h da tarde, e recebe pessoas oriundas não apenas da cidade de Picos, mas também de toda a Macrorregião.

Fonte: CCOM-PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.