Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

CTA registra aumento no número de casos de Sífilis em Picos

Uma informação que tem preocupado as autoridades de Saúde na cidade de Picos é o aumento no número de casos de Sífilis. Até o dia 11 de outubro deste ano já foram contabilizados 77 casos, e a expectativa é que o número ainda aumente. Em Picos, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) computa os casos de todos os municípios que compõem o Vale do Guaribas.

O CTA ainda é responsável pela realização de exames para o diagnóstico de outras três  doenças, como  HIV e Hepatites B e C.

A coordenadora do CTA, a enfermeira Ozeany Vieira, explica que o número já representa quase o quantitativo registrado em 2015.

“Tivemos um aumento muito grande nos casos de sífilis em comparação ao ano passado onde notificamos 78 casos. O tratamento vai variar muito, dependendo da titulação e do parecer médico”, explicou a coordenadora.

Em se tratando dos casos de HIV, a situação encontrada é inversa, onde houve uma redução no número de casos. Em 2015 foram diagnosticados 32 casos e até o momento foram diagnosticados 17 casos. Os mesmos são provenientes de pessoas da macrorregião e atingem homens e mulheres. Devido as mulheres realizarem os exames com mais frequência do que os homens, elas estão em maioria no número de casos.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na região genital. Se não tratada a tempo, pode espalhar-se pelo corpo e causar graves lesões de órgãos internos, como o coração e o cérebro. A doença tem cura, se tratada corretamente com antibióticos apropriados, de preferência, com penicilina.

Sair da versão mobile