ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Cultura do alho é tema de capacitação na cidade de Picos

A capacitação de produtores e técnicos da cultura do alho teve início hoje (31) e prossegue até sexta-feira (04) na cidade de Picos, distante 306 quilômetros ao sul de Teresina. A ação é resultado da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa.

Entre os temas tratados no curso estão a produção de alho-semente e alho-semente livre de vírus; sistemas de irrigação e manejo; pragas, doenças e plantas daninhas; técnicas de pós-colheita do alho; e conservação e processamento. Também acontecerão visitas técnicas à propriedades produtoras do vegetal.

Em 2015, a partir de demanda da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí, Faepi, e com apoio do Sebrae no Piauí foi solicitado à Embrapa a elaboração de um projeto com o objetivo de identificar os principais gargalos tecnológicos da cultura do alho na região de Picos, para propor e avaliar soluções para revitalização da cultura, focando na introdução de novas cultivares e na adoção de alho-semente livre de vírus e modernização tecnológica do sistema de produção.

“Esse projeto tem como objetivo aumentar a produtividade e a produção de alho da região, fomentando assim a geração de emprego e renda e resgatando uma cultura que foi bastante forte nos anos 90”, destaca a gerente da Unidade Estadual de Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

Camila Luz, Secretária de Agricultura de Picos.
Camila Luz, Secretária de Agricultura de Picos.

Os municípios de Sussuapara, Ipiranga e Pedro II, foram escolhidos para receber as primeiras unidades de multiplicação de alho-semente livres de vírus, oriundo da Embrapa Hortaliças. Os telados (locais de cultivo) se tornarão bancos de alho-semente livre de vírus para estas regiões e correspondem a primeira fase de implantação do sistema. Neste ano, o povoado de Mirolândia no município de Picos em função da sua altitude favorável para produção do alho, também recebeu dois telados para multiplicação das cultivares Cateto Roxo e Branco Mineiro.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade