Cultura em destaque: Picos recebe recurso histórico da Lei Paulo Gustavo para fortalecer e apoiar artistas locais
Secretaria de Cultura planeja distribuição dos R$ 666.000,00 para impulsionar o setor e valorizar talentos da cidade
A cidade de Picos, conhecida por sua rica cena cultural, está prestes a receber um investimento histórico que promete fortalecer e apoiar os artistas locais. A Secretaria de Cultura está se organizando para a distribuição dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, aprovada pelo Ministério da Cultura. Com um montante de R$ 666.000,00, esse financiamento visa custear e apoiar o setor cultural, tão afetado durante a pandemia.
Mano Chagas, ativista cultural e figura emblemática da cidade, ressaltou o esforço do município em se adequar aos critérios estabelecidos e participar ativamente de todas as etapas para garantir a aprovação do projeto e assegurar que o recurso chegue diretamente às mãos dos artistas. “Até agora, é o maior recurso implementado na Cultura. Picos se engajou em todas as etapas e realizou um trabalho árduo para cumprir os critérios e obter a aprovação do projeto. Sabemos que existe toda uma população que depende da cultura, e agora buscaremos a implementação do edital, discutindo com o setor jurídico para garantir que esse dinheiro chegue de fato às mãos dos artistas”, explicou Chagas.
SIGA A GENTE NO FACEBOOK
SIGA A GENTE NO INSTAGRAM
VEJA OS VÍDEOS NO YOUTUBE
PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP
____
Nícolas Carvalho, assessor técnico da Secretaria de Cultura, destacou o esforço da pasta em mapear os artistas locais por meio de um processo de cadastramento. “Estamos realizando um mapeamento dos artistas locais por meio de um cadastramento. Para participar, os artistas precisam fornecer uma foto 3×4, comprovante de residência, comprovação artística do período de 2020 a 2023, além de RG e CPF”, enfatizou Carvalho.
Até o momento, os artistas que têm procurado realizar o cadastramento estão majoritariamente vinculados ao artesanato e à música, mostrando a diversidade de talentos presentes na cidade.
Com a chegada desse recurso histórico, a expectativa é que a cena cultural de Picos se fortaleça ainda mais, abrindo oportunidades para artistas de diferentes segmentos. Além de apoiar os artistas diretamente afetados pela pandemia, o investimento também promete fomentar o desenvolvimento cultural da cidade e valorizar os talentos locais.
A Secretaria de Cultura está empenhada em garantir que a distribuição dos recursos seja realizada de maneira justa e transparente, de modo a impulsionar a revitalização da cena cultural local. A comunidade artística e a população como um todo aguardam ansiosamente para testemunhar o impacto positivo desse investimento sem precedentes.
Com o apoio da Lei Paulo Gustavo e o comprometimento das autoridades e artistas locais, Picos está no caminho certo para se tornar um polo cultural ainda mais vibrante e inspirador.