ad16
GeralTodas as Notícias

Curso de Manejo de Aves Caipira é realizado em comunidade rural de Picos

As aulas foram ministradas pelo Veterinário e Professor José Irapuã, na Escola João Romualdo de Sousa, na comunidade Saquinho.

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado São José – Saquinho – promoveu, no último fim de semana, o curso de Manejo de Aves Caipira. As aulas foram ministradas pelo Veterinário e Professor José Irapuã, na Escola João Romualdo de Sousa, na comunidade Saquinho.

De acordo com o presidente da entidade, Adriano Leal, o evento foi o primeiro de uma série de outros cursos que serão ofertados pela Associação: “Essa iniciativa resulta de uma parceria entre a nossa associação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PI. Há a previsão de outros cursos como apicultura, uso e conservação do solo, irrigação, dentre outros. Em nossas comunidades há uma grande demanda de conhecimentos técnicos o que nos motivou a firmar essa parceria com o SENAR-PI”, pontuou Adriano.

Adriano Leal

Para Gilbenis, aluno e criador, “no curso aprendemos como aperfeiçoar as técnicas de manejo e nutrição. É muito rico, aprendi muito. Gostei demais!”.

Gilbenis

Evandro Viana dos Santos: “Um curso desse é de extrema importância para todas as comunidades, porque é um meio de aprender de fato o manejo das galinhas seja para abate, seja para pôr ovos. Um curso desse é onde você vai ter toda a noção desde o início, desde a seleção das aves aos cuidados do dia a dia” destacou Evandro Silva, que também participou do curso”.

Evandro Viana dos Santos

Elane Sousa, professora: “Eu achei muito boa, interessante a iniciativa por aqui na região a maioria cria a sua galinhazinha, a galinha caipira e às vezes a gente acha que sabe criar, só que quando vem um profissional e apresenta a técnica correta a gente vê que coisas tão simples que dava pra ser melhorada, a gente não tinha esse conhecimento. Eu acredito que vai ter uma melhora na nossa produção, no nosso desemprenho”.  

Elane Sousa

Maria Eliza, criadora: “Foi muito proveitoso por que eu sempre gostei de ter uma galinha caipira, sempre gostei de ter o ovo caipira, por que lá em casa tem muito consumo e não tinha noção de como criar direitinho para ter aquela produção que a gente espera. Então aprendi tudo isso desde o início, vimos aqui como fazer uma chocadeira, aprendemos a manejar completamente desde os cuidados iniciais até o abate. Foi muito bom!”.

Maria Eliza

Professor José Irapuã: “esse curso é muito importante por que tem um público bem especifico. São pessoas que se dedicam ao trabalho da agricultura familiar. Então essas pessoas precisam de mais assistência, de mais apoio, por que eles têm muita experiência, mas a tecnologia tem que ser colocada à disposição, para que somada às experiências que eles têm, com a habilidade de criar, a gente possa alavancar esse setor de aves caipira. É um setor que vem crescendo bastante, o Piauí tem um potencial enorme para esse tipo de criação, não precisa de grandes investimentos, grandes áreas, mas precisa que a gente organize o setor, com tecnologia e informação, por que é uma das formas também mais fáceis que o agricultor tem de estar obtendo ou melhorando a renda, fazendo aquilo que ele já tem conhecimento”.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.