Curso em Picos discute sobre educação ambiental
A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o IBAMA, iniciou nesta terça-feira (4), no auditório da Casa Brasil, o curso básico de educação ambiental. O evento irá seguir até o dia 8 de agosto.
O curso tem a proposta de discutir temas relacionados ao processo de gestão ambiental e refletir sobre os principais problemas ambientais, como também contribuir para a formação dos educandos que desejam atuar como participantes na gestão do município.
A Abertura do encontro contou com a presença da secretária de Governo, Cecilia Neri e do advogado Frank Bezerra, representando a OAB de Picos. Durante os cinco dias do curso serão realizadas palestras, debates e apresentação de grupos de trabalho.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Glauber Silva, a formação irá proporcionar subsídios de educação ambiental para a instrumentalização dos participantes e facilitar a reflexão e a aquisição de conhecimento acerca da questão ambiental.
Glauber declarou ainda que uma equipe do IBAMA está ministrando o curso, discutindo tudo sobre a educação ambiental. “Vamos tratar e compartilhar as experiências que fazemos aqui em Picos e com certeza aprender sobre a educação ambiental para colocarmos em prática nas escolas e nas comunidades”, destacou.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do IBAMA-PI, Ana Helena Mendes Lustosa, ao longo do curso serão discutidas as questões ambientais locais. “A questão tem que ser centrada na educação local e nesses dias iremos formar multiplicadores para que disseminem as ideias que eles aprenderem aqui”, frisou.
Ana Helena Mendes ministrou na manhã de hoje uma palestra com a temática “Crise ambiental, ética e educação” e durante o curso ela ainda irá ministrar mais duas palestras com os seguintes temas: “Educação Ambiental no Brasil e no mundo” e “Cidadania e participação social”, respectivamente.