Dado como morto pela família, homem reaparece em missa e causa espanto
- A família do artesão Geraldo Humberto de Carvalho, em tratamento contra o alcoolismo na Fazenda da Paz, realizou o sepultamento de um desconhecido após identificar erroneamente um corpo no IML baseando-se apenas na calvície.
- O equívoco foi revelado durante a celebração dos vinte e três anos da instituição, quando uma conhecida da família avistou o artesão vivo, encerrando um período de dois meses de buscas intensas e luto equivocado.
- Geraldo Humberto, que mantém três meses de sobriedade, enfrenta agora um complexo processo burocrático para reverter o registro de óbito e recuperar sua identidade civil, um desafio jurídico necessário para retomar sua vida social.
Um homem que faz tratamento contra o alcoolismo na Fazenda da Paz, órgão que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, foi dado como morto pela família. Segundo o diretor da instituição, Célio Barbosa, a família do artesão Geraldo Humberto de Carvalho reconheceu um corpo e o enterrou pensando se tratar do parente desaparecido por dois meses. Apenas a partir de uma missa foi possível começar a desfazer o engano a partir de uma pessoa que viu o artesão.
O artesão foi reconhecido por uma amiga da família durante as celebrações do 23° aniversário da Fazenda da Paz. “Durante a missa para comemorar o aniversário da Fazenda da Paz uma senhora ficou nervosa, rindo e chorando, contando que tinha participado do velório e do enterro do senhor”, relatou Célio Barbosa. A família procurou por Geraldo Humberto, mas sem encontrar acabou indo procurar no Instituto Médico Legal (IML).

“A família fez a identificação do corpo a partir de uma careca”, contou Célio Barbosa. O artesão já encontrou com a família, que já soube que Geraldo está há 3 meses longe do álcool. Mas, outro desafio aparece para o artesão: provar que está vivo. “Agora é fazer a documentação porque ele ainda é dado como morto. Ele tem de nascer de novo”, afirmou Célio Barbosa.
O diretor da Fazenda da Paz conta que o artesão foi encaminhado pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) para tratamento contra o alcoolismo. “O Geraldo foi encaminhado pelo Centro POP como pessoa em situação de rua. Foram feitas buscas pela família e nesse tempo tratamos dele”, disse.
G1 Piauí
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
