Geral

Defesa Civil Nacional reconhece 65 pedidos de emergência no Piauí

anuncio17 UNIFSA
Agricultura - Agricultores
Estiagem é a maior dos últimos anos - Foto: Reprodução

O governador Wilson Martins (PSB) participa nesta segunda-feira (23) de reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Aracaju (SE), juntamente com governadores de outros três estados nordestinos para discutir a seca. Semana passada o gestor piauiense apresentou a situação ao ministro interino da Integração Nacional, Alexandre Navarro, que esteve em Teresina e liberou cerca de R$ 15 milhões para o Estado, porém somente um terço deles literalmente para ações contra a estiagem.

Com isso, a presidente Dilma Rousseff deve anunciar medidas de ajuda do Governo Federal não apenas para o Piauí, mas para todos os outros três estados da região que estão enfrentando forte seca este ano. Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, os estados de Sergipe, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte têm juntos ao menos 32 municípios em situação de emergência devido à seca e à estiagem.

Entretanto, este número no Piauí é bem maior. De acordo com a Defesa Civil Estadual são 80 municípios piauienses que decretaram estado de emergência pela seca ou estiagem, afetando mais de 1,2 milhões de pessoas. Os números são confirmados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Piauiense (FETAG), Em algumas cidades não há água potável para consumo humano e animal e, em alguns casos, agricultores já perderam tudo.

“A demanda é para a permanência e urgência de carro-pipa e cestas de alimentos, bem como frentes de serviço. No estado existem grandes barragens subutilizadas, mas são poucas adutoras que garantam segurança hídrica a população, em especial da zona rural, bem como a falta de kits que possam potencializar a produção no entorno”, afirmou Evandro Luz, presidente da FETAG Piauí.

Porém, no site da Defesa Civil Nacional são citados apenas 72 municípios piauienses que solicitaram estado de emergência. Desses, 17 pedidos ainda estão em análises e um não foi reconhecido, que é o de Ale grete do Piauí, no sul do Estado. Todos os outros foram reconhecidos e deverão receber recursos do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: PortalAZ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.