ad16
DestaquesGeralPolícia

Delegado James Guerra anuncia melhorias para Polícia Civil de Picos

[ad#336×280]O delegado geral de Polícia Civil do Estado do Piauí, James Guerra Júnior, está em visita à cidade de Picos desde a manhã desta segunda-feira (3). Sua missão na cidade é avaliar a situação de colapso vivida na Delegacia Regional e na Central de Flagrantes de Picos, ambas denunciadas pela imprensa picoense.

O delegado também averigua as denúncias de condições insalubres de trabalho feitas por agentes da Polícia Civil que atuam em Picos. De acordo com o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) na cidade, Joel Joaquim, os coletes a prova de balas estão vencidos e não há munições para os policiais.

James Guerra Júnior - Foto: Evandro Alberto
James Guerra Júnior – Foto: Evandro Alberto

A Central de Flagrantes está interditada por ordem do Ministério Públicos, e desde o dia 24 de maio os presos que eram abrigados no local foram transferidos para a Penitenciária José de Deus Barros. O sindicato ainda denuncia que os policiais não dispõem de munição nem de equipamento de proteção pessoal adequado.

A informação é rebatida pelo delegado geral, que afirmou em entrevista coletiva que “há quase dois meses munições estão sendo distribuídas para todos os policiais, obedecendo a cronograma previamente divulgado no site da instituição”. Segundo Guerra, mais de 40 mil cartuchos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública ainda em janeiro.

O delegado afirmou que o órgão adquiriu também mais de 400 pistolas novas para substituir as atuais. As armas devem ser distribuídas assim que for realizado seu registro pela Polícia Federal.

Coletes

A informação de que os coletes estão vencidos também foi contestada. O gestor afirmou que a data de vencimento dos coletes é “recomendatória” e que a secretaria de Segurança já providenciou a aquisição de novos coletes, agora dependendo apenas do andamento da licitação.

“Aquilo que dependia da secretaria de Segurança Pública, foi adotado. O resto é trâmite burocrático”, disse.

Guerra afirmou que melhorias serão implantadas nos próximos dias. Otimista sobre a situação, o delegado pediu um prazo máximo de 90 dias para que os resultados dessas mudanças sejam concretos.

Greve e “Polícia Legal”

James Guerra Júnior classificou o movimento “Polícia Legal” como grevista. O diretor regional do Sinpolpi, Joel Joaquim, reafirmou que nenhum dos policiais que participam do movimento “Polícia Legal” está realizando greve ou sequer faltou ao trabalho.

Delegado Regional

O delegado Gilberto Frankilin deixou o comando da Delegacia Regional de Polícia Civil de Picos. A informação foi confirmada por James Guerra, que apontou  o delegado Tales Gomes como o novo delegado regional de Picos.

Um novo delegado também deve chegar a Picos nos próximos meses. Com isso, a cidade terá cinco delegados atuando no comando das investigações e elucidação de crimes.

Plantões

A estrutura de atendimento da Polícia Civil foi alterada a partir da mudança nos horários dos plantões policiais. A partir da mudança, sete policiais que estavam atendendo em regime de plantões deverão atuar diariamente no horário de expediente, montando equipes de investigação. “Eles receberão ordens de missão e expedirão relatórios da missão que foi devidamente cumprida; se não houver cumprimento, haverá as consequências naturais de providências disciplinares”, informou Guerra.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade