GeralSaúde

Dengue aumenta 56% e três cidades têm risco de epidemia

anuncio17 UNIFSA
Dengue
Casos de dengue aumentam em todo Piauí.

O Piauí possui três cidades que estão em situação de risco para epidemia de dengue, segundo dados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), do Ministério da Saúde. Além de Água Branca e São Raimundo Nonato, a Secretaria Estadual de Saúde inclui na lista, o município de Coronel José Dias.

Em Água Branca foram registrados 91 casos da doença, segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Sesapi. Já em Coronel José Dias foram diagnosticados 03 casos e em São Raimundo Nonato 55 registros.

O Liraa demonstra que, no país, há 48 municípios brasileiros em situação semelhante. Cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem nessas cidades, de acordo com o governo federal.

Os dados do ministério apontam que 48 cidades estão em 16 estados e três delas são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT). Teresina encontra-se ainda em estado de alerta, segundo a Sesapi.

O Coordenador de Vigilância em Saúde da Sesapi, Inácio Lima, afirma que os gestores municipais precisam focar no trabalho preventivo para evitar aumento nos casos. “É preciso adotar ações preventivas para eliminar criadouros e impedir que o mosquito chegue à fase adulta”, ressalta.

Casos aumentam 56% no Piauí

A Sesapi informa que foram registrados 12.994 casos de dengue no Estado, de janeiro a novembro, um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números foram contabilizados até a última semana epidemiológica n°44. Foram cerca de 40 casos com complicações, incluindo choques e o tipo hemorrágica. Apenas duas pessoas morreram no Piauí vítimas da doença este ano.

Fonte: Portalappm

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.