DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Deputado Pablo Santos e Araujinho visitam obras do novo hospital de Picos

A unidade de saúde contará com 152 leitos de internação. A previsão de entrega é para o ano de 2022.

anuncio17 UNIFSA

O deputado estadual Pablo Santos e o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues, visitaram nesta sexta-feira (23) as obras do novo hospital de Picos. A unidade de saúde, que contará com 152 leitos de internação, terá investimento R$ 29.495.354,79. A previsão de entrega é para o ano de 2022.

A obra está em fase de conclusão da estrutura metálica e concretagens das lajes. Serão mais de 11 mil metros de área construída com recursos do Tesouro Estadual e do Ministério da Saúde.

O novo hospital será moderno e terá dez leitos de UTI pediátrica, dez leitos de UTI adulto, cinco salas de cirurgia de alta complexidade, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca, além de servir como hospital-escola para os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos.

Depois de concluído, a nova unidade de saúde conhecida como Centro de Referência Médica vai atender pacientes da macrorregião do Vale do Guaribas . “É uma obra moderna, que atenderá cerca de 500 mil pessoas por ano, de 60 municípios piauienses” destaca Ítalo Rodrigues.

O deputado Pablo Santos destaca a importância da obra para a saúde da região. “Além do atendimento à população, a unidade servirá também como um hospital-escola de média e alta complexidade” destaca Pablo Santos.

“O estado investirá fortemente para que seja um centro de alta complexidade. Também iremos adquirir novos equipamentos que viabilizarão o funcionamento adequado do hospital. Esta unidade de saúde é o sonho do município e vai ser muito importante para suprir a demanda da população, que é grande, pois atende toda a região do Vale do Guaribas. O novo hospital é um dos principais meios de melhoria no atendimento à população da região, uma vez que as previsões apontam que o hospital atenderá cerca de meio milhão de pessoas, de 60 municípios piauienses ”, disse o secretário Florentino Neto.

Da esq. à dir.: Ítalo Rodrigues, Araujinho, Pablo Santos e Samara Sá

O coordenador do PRO Piauí, Francisco da Costa Araújo, o Araujinho, também esteve presente na vistoria das obras do novo hospital de Picos.

Araujinho, coordenador do PRO Piauí

Segundo Araujinho, o novo hospital irá atender toda a região de Picos, composta por mais de 40 municípios com cerca de 500 mil habitantes. “Foi pensando na melhoria do atendimento médico, da saúde como um todo da nossa região que foi reiniciado esse projeto aqui e agora está a todo vapor. O Piauí ganha muito, a região de Picos ganha muito. É uma obra grandiosa com cerca de 12 mil metros quadrados, que nesse momento já se encontra em fase acelerada de construção. Aqui já vemos que 90% da parte estrutural metálica já está pronta e a fase alvenaria também já se encontra em estado avançado”, disse.

O coordenador do PRO Piauí acredita que até o final do ano ou no primeiro bimestre do próximo ano a cidade de Picos e região estará recebendo o novo hospital regional.

Araujinho garantiu também que a obra não será paralisada, uma vez que os recursos estão assegurados. “Eu sempre tenho contato com o governador (Wellington Dias), com o secretário de Fazenda (Rafael Fonteles) e garanto que essa obra não para. Ela vai ser parada no dia de cortar a fita, inaugurada por nós picoenses porque a garantia dos recursos sempre foi assegurada pelo governador”, pontuou.

Texto: Ascom Fepiserh / Romário Mendes
Imagens: Ascom Fepiserh / Gelimar Moura

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.