ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Deputado solicita envio de carros-pipa a municípios da macrorregião de Picos

Marcolândia, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Alegrete, São Francisco de Assis, Belém do Piauí e Geminiano são os municípios a serem contemplados.

O deputado estadual Francisco Limma (PT) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, na semana passada, pedindo que a Secretaria Estadual da Defesa Civil reestabeleça o serviço de abastecimento de água potável através de carros-pipa nos municípios de Marcolândia, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Alegrete, São Francisco de Assis, Belém do Piauí e Geminiano.

Na sessão de ontem, 21, ele apresentou um novo requerimento sobre tema, desta vez encaminhado à Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), para que seja revisto o abastecimento de água na localidade Riacho do Padre, no município de Padre Marcos, também – a exemplo dos outros – localizado no semiárido piauiense, onde as dificuldades de acesso à água são o maior problema enfrentado pela população.

A situação se agravou ainda mais com o desvio de água da barragem de Piaus, onde piscicultores estavam desviando água tratada pela Agespisa para os seus tanques de peixes, numa vazão de mais de 70 mil de água por hora. A prática deixou sem água várias cidades daquela região próxima à divisa com a divisa com o Pernambuco, mas cinco dos responsáveis foram presos por furto.

A Defesa Civil também está intensificando a fiscalização dos carros-pipa que abastecem as cisternas dos moradores da zona rural do semiárido e no final do mês passado, equipes estiveram fiscalizando eventuais desvios de finalidade, mas também acompanhando a regularidade na distribuição e qualidade do produto ofertado.

Foram visitados os municípios de Alagoinha, Francisco Macêdo, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Vila Nova do Piauí, localizados nos territórios de desenvolvimento Chapada Vale do Itaim e Vale do Rio Guaribas, onde 15 veículos atuam na distribuição de água.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade