ad16
AutoPECASonline24.pt
ConcursosGeral

Descubras quem és e decidas qual concurso público fazer!

Conhecimento interior é fundamental - Imagem: AtéPassar

Saber quem você é, e o que você quer é muito importante na hora da escolha do concurso público. Você pode até pensar que “se conhece muito bem, obrigada”. Mas nem sempre somos quem pensamos. Auto-avaliação é o processo de coleta de informações sobre si mesmo, a fim de tomar uma decisão embasada, sobre, por exemplo, concurso.

Você poderia responder honestamente, neste momento, qual é a sua razão para optar por umconcurso público? Ao responder, você estará a meio caminho da escolha do seu concurso. Este deverá atender às suas razões, de ordem profissional, familiar, econômica ou de realização pessoal. Do contrário, você terá dificuldade em objetivar sua preparação e mesmo de exercer o cargo quando aprovado no concurso.

A parte mais importante na escolha do concurso, entretanto, está em saber quem é você e o que você quer fazer. Questione a si mesmo se:

Você praticaria atividades ao ar livre com satisfação, se esta fosse uma das atribuições do cargo em concurso?
Você exerce bem a liderança?
Você é excelente cumprindo objetivos estabelecidos por outra pessoa?
Qual sua escolha: trabalhar sozinho ou em grupo?
Você tem facilidade em se relacionar e produzir em equipe?
Você é melhor resolvendo questões de matemática, praticando esportes ou interpretando um texto?
Você trocaria de cidade se passasse no concurso?

Todas estas perguntas e muitas outras mais geram respostas que podem lhe dar a idéia de qual carreira seguir, de qual concurso prestar ou mesmo na escolha de outros aspectos da sua vida. Você precisa de um inventário de valores (coisas que são importantes para você) de gostos (coisas que você gosta de fazer) e de habilidades (coisas que você faz bem).

Construa estas 3 listas à sua escolha, em seguida, combine as respostas. Por exemplo: “para mim é importante usar criatividade, eu gosto de trabalhar com meu computador, eu faço boas redações”. Já me conheço melhor, e sei por onde começar a escolha de um concurso público que contemple, pelo menos duas destas afirmativas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade