ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Dezembro Vermelho: CTA de Picos promove evento em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids

Além de orientações sobre as DST's e IST's, foram realizados testes rápidos para detecção de sífilis, hIV, hepatites B e C.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, e em parceria com o Sest/Senat, realizou, na manhã desta quarta-feira (01), o início da campanha Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids.

Somente este ano já foram registrados 48 novos casos de Aids, 18 a mais que ano passado. Na oportunidade, além de aconselhamento e orientações à população, os profissionais de saúde realizaram testagem rápida para identificar a presença de alguma Infecção Sexualmente Transmissível – IST (sífilis, HIV ou hepatite B e C).

Também foram entregues kits contendo preservativos, lubrificantes e panfletos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

O coordenador do CTA, Fábio Bernardes, destacou que em todo o país estão sendo realizadas atividades de combate e prevenção ao HIV.

“Hoje, vários CTA’s no país desempenham atividades de conscientização e promoção de prevenção em saúde. Aqui em Picos não poderia ser diferente. Por isso estamos aqui realizando algumas atividades de prevenção, de orientação. Ampliamos hoje a quantidade de profissionais para darmos suporte aos serviços oferecidos pelo CTA para a população”, disse ele.

Segundo ele, desde o mês de outubro que as atividades de combate e prevenção se intensificaram por toda a cidade, tanto em órgãos públicos quanto privados. Isso mostra que o preconceito tem diminuído e ele acredita que seja pela expansão das informações sobre as DST’s.

“Desde outubro estamos atuando de forma bem intensa em diversos pontos da cidade. Estamos ampliando e intensificando ainda mais nosso trabalho. E a população tem abraçado o projeto. Está, cada vez mais, perdendo o receio. Acredito que seja porque nós estejamos ampliando as informações sobre a importância da prevenção e tratamento precoce. A população, hoje, está procurando o CTA sem medo e em número maior”, declarou ele.

Somente de janeiro a novembro foram realizadas mais de 16.00 coletas para realização de exames. Além disso, mais de 6.000 atendimentos nos consultórios, entre atendimentos médicos e entrega de exames.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, esteve presente no evento. Ele destacou os avanços que o CTA de Picos teve neste ano e nos que ainda terá, pois o órgão tem sido estudado pela Sesapi para a realização de mais quatro tipos de exames, entre eles, clamídia e gonorreia.

“O CTA de Picos tem avançado muito. Recentemente fizemos uma reforma aqui e recebemos equipamentos novos que estão em funcionamento, sendo um deles que faz carga viral. Com isso, a Secretaria de Saúde do Piauí tem estudado outros 4 testes para serem feitos aqui, levando o CTA de Picos a ser referência para toda a região, o que nos deixa felizes e com sentimento de que o dever está sendo cumprido. O que se pode ver aqui é que antigamente havia preconceito, mas hoje as pessoas estão mais conscientes da importância de se descobrir cedo para começar o tratamento”, frisou.

No dia 7 de setembro o CTA de Picos realizará um novo evento, na Avenida Beira Rio, com o objetivo de atingir a população da região e aqueles que praticam esportes no local.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade