ad16
AutoPECASonline24.pt
Carnaval 2012GeralSaúde

Dica de saúde: como cuidar da voz durante e após o Carnaval

Água
Tomar bastante água ajuda a proteger as cordas vocais - Foto: Reprodução

Carnaval é tempo de festa, muita música, os foliões gritam, cantam e conversam bastante. Além dos foliões, os profissionais da comunicação ficam mais tempo no ar por conta das transmissões e coberturas especiais.

Pensando nisso, o Bloco Curtição e a Innfinito Assessoria de Comunicação foram em busca de algumas dicas de saúde, de como o folião e os profissionais da comunicação podem evitar problemas com a voz após o carnaval.

Segundo a fonoaudióloga Raquel Fernandes, os foliões precisam beber muita água, evitar os gritos e a ingestão de bebidas alcóolicas em excesso, já que o consumo de álcool desidrata o corpo, consequentemente as pregas vocais, localizadas na laringe, responsáveis pela produção da voz.

Quanto aos profissionais da comunicação, a dica é evitar “competir” com o som ambiente: “no momento das transmissões, das entrevistas, estes profissionais devem buscar um local com menos barulho, já que diante do som alto a nossa reação normal é tentar falar mais alto do que o som ambiente. A nossa indicação é a de que o profissional beba muita água e busque locais mais distantes do som elevado”, afirma a Drª Raquel Fernandes.

Outra dica importante e que é indicada também para os cantores e locutores é: nas horas que antecedem shows e transmissões é recomendado evitar comidas condimentadas, gordurosas e derivados do leite.

De uma forma geral, para manter a voz saudável é aconselhável que se evite os pigarros, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e dormir bem, além de manter uma alimentação saudável. Segundo a Drª Raquel, sempre que uma rouquidão permanecer por mais de 15 dias é indicado procurar um profissional para avaliação.

A Drª Raquel realiza avaliação de deglutição, Motricidade Orofacial, Influência da Fala, Linguagem Oral e Escrita, Voz e Funções Auditivas, Teste da Orelhinha, além de avaliação e Terapia Fonoaudiológica. Seu consultório está instalado no Memorial Santa Luzia, Avenida Nossa Senhora de Fátima, centro de Picos, juntamente com a também fonoaudióloga Léia Fernandes.

Innfinito Assessoria

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade