ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralMunicípios

Dilma vem ao Piauí no dia 16 de agosto

Dilma Roussef - Foto: Divulgação
Dilma Roussef – Foto: Divulgação

A APPM (Associação Piauiense de Municípios) confirmou para o dia 16 de agosto a vinda da presidente da República, Dilma Roussef ao Piauí. Dilma virá a Teresina na entregar 265 máquinas a 200 municípios piauienses pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.

Depois de várias mudanças de data, por problemas na agenda presidencial, a delegacia do MDA no Piauí recebeu esta semana a confirmação que a Presidente estará na Capital do Estado no dia 16. “Serão cinco equipamentos a serem entregues a cada município, incluindo caminhão pipa e caçamba, retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora, um kit avaliado em mais de dois milhões de reais”, destaca Pedro Calisto, delegado do MDA/PI.

Calisto esclarece ainda que 222 dos 224 municípios do Piauí receberão o Kit até o final do ano. “Estamos entregando esses equipamentos desde 2012, a maior demora é das fábricas que necessitam de tempo para atender a grande demanda de todo o País. Além disso, estamos garantindo a manutenção das máquinas licitadas a partir de maio de 2013, no limite de 100 mil Km para os caminhões e 2.500 horas de trabalho para os demais equipamentos”, acrescenta.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, ressalta a importância da doação realizada pelo Governo Federal.
“Os equipamentos já estão sendo usados para a construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar e construir barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola, além de outras utilidades. Essa, junto a outras ações, deve amenizar o sofrimento por qual passam os municípios, principalmente os pequenos e os do semiárido”, enfatiza Arinaldo.
Fiscalização
A Controladoria Geral da União (CGU) e o MDA estão fiscalizando o uso das máquinas entregues pelo Governo Federal aos municípios. Segundo o delegado do MDA/PI, Pedro Calisto, as inspeções servem para verificar se os equipamentos estão sendo usados para refazer estradas, construir barreiros e barragens, entre outras especificações do termo de compromisso.
“A CGU envia a lista de municípios a serem visitados pelo MDA que gera um relatório enviado ao sistema de controle do Governo Federal (Sispac). Se o equipamento estiver sendo usado para outro fim, que não o acordado, o MDA fará o recolhimento do mesmo. Isso já aconteceu no Tocantins, onde um município alugou uma dessas máquinas para uma construtora, mas até agora nos 14 municípios piauienses já fiscalizados tudo está regular”, explica o delegado.
Capacitação
Só poderão levar seus equipamentos os municípios que enviaram pessoas para a capacitação de operação do maquinário, já realizada pelo MDA. Um treinamento extra foi agendado para a próxima sexta-feira (9), para 14 municípios que não participaram das anteriores.
Em todo o Piauí serão 2.020 técnicos capacitados para operar os equipamentos, gerando emprego, mão de obra qualificada, contenção de gastos com aluguel de máquinas e renda, influenciando principalmente a economia dos pequenos municípios.
Cidade Verde
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade