ad16
CidadeGeral

Diocese de Picos recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Boto Fé Picos - Imagem: Divulgação

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já chegaram ao estado do Piauí e em breve chegam à Diocese de Picos. A juventude da Diocese de Picos vive a expectativa de receber os símbolos que foram ofertados pelo Papa João Paulo II aos jovens e há 28 anos percorrem o mundo levando a expressão de fé, esperança e transformação por onde passam.

 De 23 a 28 de julho de 2013, o Rio de Janeiro será palco para um evento histórico realizado em solo brasileiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), acontecimento que costuma reunir mais pessoas do que a copa e as olimpíadas juntas. São jovens de todos os cantos do mundo, falando línguas diferentes, mas que vivem a comunhão através da fé.

Em preparação para a JMJ Rio, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estão percorrendo todas as dioceses do Brasil até julho de 2013, e por onde passam, ficam as marcas da juventude protagonista, que se mobiliza, que reza, que vibra de alegria por seguir Jesus.

Na Diocese de Picos – Piauí, os símbolos chegam no dia 19 de março pela cidade de Ipiranga, e saem no dia 21, havendo a entrega para a Diocese de Oeiras. Serão três dias de peregrinação com caminhadas, missas, shows, vigílias e muita animação, contando também com o lançamento da III Missão Jovem na Diocese.

Programação na Diocese de Picos:

Dia 19, segunda-feira

A celebração de acolhida acontece no município de Ipiranga com a seguinte programação:

11h30 – Concentração na Praça da Rodoviária.

12h00 – Procissão com a Cruz e Ícone.

Percurso: Da rodoviária (entrada da cidade) até o Ginásio Buriti.

12h20 – Discurso das autoridades.

12h50 – Celebração de acolhida da Cruz e Ícone.

13h10 – Exposição da Cruz para a comunidade em geral.

13h 50 – Animação com Jovens em geral e Comunidades.

14h 25 – Benção.

14h30 – Saída de Ipiranga em direção a Picos.

17h30 – Os jovens sairão em caminhada do Posto São Miguel em Picos, até a Igreja Matriz de São José Operário, no Bairro São José, onde haverá um momento de reflexão sobre o sentido da Jornada Mundial da Juventude e sobre a Peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, seguida de apresentações artísticas organizadas por jovens da Paróquia São José Operário e de Bocaina.

19h00 – A caminha segue saindo da Paróquia São José Operário em direção Catedral Nossa Senhora dos Remédios que realizará a recepção dos símbolos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

20h00 – Na Catedral haverá a Missa de Abertura da Passagem dos Símbolos da JMJ pela Diocese de Picos, presidida por Dom Plínio José, Bispo Diocesano.

21h00 – Show Bote Fé Picos, na Praça Justino Luz, com a Banda Oz Piradinhos e os Ministério Água Viva e Divina Misericórdia.

00h00 – Bênção do Santíssimo Sacramento e vigília com os grupos

Dia 20, terça-feira

05h00 – Saída dos Símbolos da JMJ para Paulistana.

06h30 – Parada em Jaicós, onde haverá o Ofício da Juventude e Grito dos Jovens.

 As comitivas de Patos, Jacobina e Jaicós também acompanham a comissão peregrina até Paulistana, onde se encontram com a juventude de Betânia, Queimada Nova e Acauã para a seguinte programação:

09h30 – Chegada da Cruz no IFPI (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí)

Carreata saindo do IFPI até a Igreja Matriz

Acolhida e momento de oração na Igreja Matriz

Caminhada até a Quadra Poliesportiva na Unidade Escolar Lucinete Santana da Silva

10h30 – Celebração Eucarística na Quadra Poliesportiva da Unidade Escolar Lucinete Santana da Silva

Show Católico com o Ministério Arautos do Senhor (Valença-PI)

14h00 – Despedida dos Símbolos/ Saída dos símbolos de Paulistana

A peregrinação segue para a cidade de Padre Marcos, onde a juventude já estará concentrada desde 15h30, a Cruz o Ícone serão acolhidos no Posto Colina, seguindo em caminhada até a Praça da Igreja Matriz, onde acontece um momento de reflexão.

17h30 – Partida para o município de Marcolândia, onde haverá uma caminhada da entrada da cidade até a Igreja Matriz.

20h30 – Os símbolos serão acolhidos na Igreja Nossa Senhora da Soledade, em Simões, saindo em caminhada até a Igreja Matriz de São Simão onde haverá a Santa Missa seguida de vigília com os jovens.

Dia 21, quarta-feira

03h00 – Saída dos símbolos para Fronteiras.

04h00 – Parada no município de Alegrete, que estará em vigília desde o dia anterior aguardando a chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

05h00 – Em Fronteiras a Cruz e o Ícone serão acolhidos na Igreja São Sebastião e saem em caminhada até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde haverá a Santa Missa.

07h00 – Parada no município de Campo Grande do Piauí para momento celebrativo com a juventude.

09h00 – Visita a Universidade Federal do Piauí, em Picos

10h30 – Visita ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, seguindo em carreata para a Catedral  de Nossa Senhora dos Remédios,

12h00 – Missa de Encerramento da peregrinação dos símbolos da JMJ e Lançamento da III Missão Jovem na Diocese de Picos.

15h00 – Saída dos símbolos de Picos para entregar os símbolos à Diocese de Oeiras.

Diocese de Picos

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade