ad16
DestaquesGeral

Diretor do Dnocs fala de ações do órgão para enfrentamento da seca

[ad#336×280]O diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), José Carvalho durante a passeata sobre o Dia da Água realizada nesta sexta-feira (22) concedeu entrevista a imprensa e falou sobre as ações do Dnocs para enfrentamento da seca.

Na oportunidade, o diretor relatou que o Dnocs atua permanentemente para ajudar a população a enfrentar a seca e o principal papel do órgão é construir uma infraestrutura hídrica para enfrentar as diversidades do nordestino no período da seca.

O diretor defende construções de barragens, na qual acumulam água durante o inverno e no período de estiagem ajudam as populações humanas e os animais. “Essas estruturas hídricas podem também ser utilizada para atividade econômica, considerando sempre que a prioridade desses reservatórios é ao abastecimento humano, então qualquer obra hídrica no Nordeste a prioridade é abastecimento humano, em segundo a preservação do rebanho e em terceiro as atividades econômica”, conta.

José Carvalho, diretor do Dnocs-Foto: Romário Mendes
José Carvalho, diretor do Dnocs-Foto: Romário Mendes

José carvalho relatou ainda que o Dnocs e o Governo do Estado vem trabalhando para restringir o uso das águas para a atividade econômica, priorizando o uso dos abastecimento as populações, uma vez que as previsões indicam que as barragens podem não voltar ao seu nível normal e estão em estado bastante crítico.

Em relação à Barragem de Bocaina, o diretor informou que existe um conflito de interesses dos criadores de peixes da Barragem e dos produtores de banana e goiaba do povoado Torrões. “Temos que negociar esse conflito da população que quer a comporta aberta para irrigar suas plantações e a população que quer priorizar o abastecimento humano”, frisou.

A construção de Barragens ajudam a população piauiense a sobreviver a longa estiagem que assola o sertão nordestino.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade