ad16
BocainaDestaquesGeralMunicípios

Diretor do Dnocs afirma que Barragem de Bocaina está em situação mais precária do Piauí

Sangrador da Barragem de Bocaina-Foto: Cidade Verde
Sangrador da Barragem de Bocaina-Foto: Cidade Verde

A situação da Barragem de Bocaina vem agravando a cada dia. Segundo José Carvalho diretor do Departamento Nacional de Combate a Seca (Dnocs), o açude é o de maior precariedade do Piauí.

Segundo ele, ao longo do Rio Guaribas se estabeleceu um conjunto de atividades econômicas que dependem da água da Barragem,o que ocasiona uma situação alarmante com o nível do açude baixo. ”Outras barragens estão com seus volumes baixos, mas elas não têm uma intensa atividade econômica abaixo delas e não regularizam o leito do rio”, conta.

Em entrevista a imprensa na manhã desta terça-feira (4), o diretor pediu cautela para retirar a água do açude. A barragem tem capacidade para 106 milhões de metros cúbicos de água e hoje está somente com 25 milhões, ou seja, menos de um quarto de sua capacidade. “Nós temos que ter agora o uso mais racional. Quem mora mais acima da Barragem que é água para o lazer e piscicultura e as famílias abaixo da Barragem querem água para irrigação e rebanhos, então precisamos ter mais cautela”, frisou.

Há duas semanas, as comportas da Barragem foram abertas para ajudar os produtores  de banana e goiaba do povoado Torrões, porém de forma reduzida e a água ficará disponível até fevereiro de 2014.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade