ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeralTodas as Notícias

Diretores do CETEM-RJ e administração da UESPI discutem parceria para pesquisas

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí – UESPI recebeu na reitoria dois representantes do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM, com sede no Rio de Janeiro, para discutir as propostas do órgão para a UESPI. Estiveram representando o CETEM o coordenador de Processos Minerais – COPM, Paulo Fernando Almeida Braga, e o Pesquisador e Engenheiro em minas, Adão Benvindo da Luz.

Administração superior da UESPI recebe diretores do Centro de Tecnologia Mineral do Brasil - CETEM - Foto: Ascom
Administração superior da UESPI recebe diretores do Centro de Tecnologia Mineral do Brasil – CETEM – Foto: Ascom

O CETEM é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal que atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros. Com sede no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, trata-se da única unidade de pesquisa dedicada à tecnologia mineral e ao meio ambiente no Brasil. O CETEM da UESPI é a segunda unidade do Centro de Tecnologia Mineral fora do Rio de Janeiro. Antes do Piauí, apenas o estado do Espírito Santo tinha recebido outra unidade do órgão. O interesse pelo Piauí se deve ao potencial de extração mineral do estado. Aqui as pesquisas visam estudar principalmente as rochas e as águas subterrâneas do Estado.

Os recursos para o Centro de Tecnologia Mineral são provenientes do Governo Federal, através do CETEM, e do Governo do Piauí. Ao lado dos laboratórios do Geratec, o CETEM forma uma estrutura de pesquisa única no estado e umas das poucas do Brasil. As pesquisas na área de química e biologia visam contribuir com o avanço tecnológico do  Piauí.

Adão Benvindo, pesquisador, afirma que o interesse da instalação de uma unidade no Piauí se deve ao grande potencial mineral a ser pesquisado no estado. Ele diz que o CETEM já desenvolve pesquisas no Piauí, como estudos sobre as opalas de Pedo II e sobre águas subterrâneas. A instalação de uma unidade na UESPI vai acelerar essas pesquisas. Paulo Braga diz que a UESPI vai contar com o apoio da grande quantidade de doutores que o CETEM possui. A parceria visa inclusive a perspectiva de um mestrado em Química na UESPI.

O reitor da UESPI, Nouga Cardoso, destacou que a visita  confirma o entusiasmo da parceria CETEM-UESPI. “A partir da instalação do Centro poderemos investir em pesquisas com recursos e tecnologia para que tenhamos perspectivas de um crescimento do Estado na área mineral”, enfatizou.

Em breve uma nova reunião acontece. Desta vez na sede do CETEM, no Rio de Janeiro, que vai receber diretores da UESPI.

 Por Jhayson Phillipe – ASCOM/UESPI

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade