ad16
EducaçãoGeralTodas as Notícias

Dom Expedito Lopes: Após manifestação, ônibus é garantido para transporte de universitários

Após estudantes realizarem na manhã desta terça-feira, 11, uma manifestação na cidade de Dom Expedito Lopes, em prol do transporte escolar destinado aos mais de 100 universitários do município que estudam nas diversas IES situadas na cidade de Picos, este direito foi finalmente concedido aos alunos.

A decisão foi tomada mediante uma reunião  realizada ontem na capital Teresina, entre o prefeito de Dom Expedito Lopes, Alecxo Belo, vereadores e a secretária Estadual de Educação, Rejane Dias (PT), onde ficou acordado o envio do ônibus. Durante a reunião, a secretária Rejane Dias se comprometeu a entregar o ônibus na primeira quinzena de setembro.

Gestores do município durante reunião com a secretária Rejane Dias - Foto: Internauta
Gestores do município durante reunião com a secretária Rejane Dias – Foto: Internauta

Na oportunidade da entrega do ônibus será feita uma visita in loco nas instalações do polo da Universidade Aberta, situada em Dom Expedito Lopes, para se verificar que providências devem ser  tomadas para inicio das aulas.

11846497_810742092374117_1049307841_n

Como medida emergencial, o prefeito Alecxo Belo, se comprometeu em disponibilizar um ônibus para o transportes destes alunos a partir da próxima quinta feira, 13.

Entenda a manifestação

A manifestação teve inicio com uma caminhada que percorreu os principais pontos da cidade, além de paradas em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, e da Prefeitura de Dom Expedito Lopes. Os estudantes munidos de faixas e cartazes gritavam palavras de ordem.

“Reivindicar é direito, e estamos correndo atrás do que nos pertence, o transporte público. Não estamos querendo fazer motim, queremos apenas que nossos direitos sejam cumpridos, e que a lei entre em vigor e seja sancionada”, ressaltam os estudantes.

Estudantes percorreram as principais ruas da cidade - Foto: Sheila Alves
Estudantes percorreram as principais ruas da cidade – Foto: Sheila Alves

Os vereadores e o gestor municipal de Dom Expedito Lopes estiveram reunidos na manhã de hoje com a secretaria Estadual de Educação, Rejane Dias (PT), em Teresina,  em busca da aquisição de um ônibus para auxiliar no transporte dos alunos.

A Lei

O Artigo 5º da lei 12.816, sancionada em 05 de junho de 2013, que estabelece que “Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios”.

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também