ad16
Dom Expedito LopesMunicípiosTodas as Notícias

Dom Expedito Lopes realiza maior 7 de Setembro da história

O desfile aconteceu na tarde do último sábado, dia 07.  

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes deu sequência ao resgate histórico trazendo à tradição do desfile de 07 de Setembro que já estava com mais de vinte anos no esquecimento. O segundo ano do desfile após o resgate levou para a avenida e praça central milhares de pessoas. O desfile aconteceu na tarde do último sábado, dia 07.  

Mais uma vez a gestão Valmir Barbosa superou as expectativas de todos, com uma equipe de organização bem montada, formada pela Secretaria de Educação, com apoio das demais secretárias e colaboradores. 

Esse ano, o desfile teve participações das escolas do município e secretarias da gestão, Pelotão Mirim, Terço dos homens, escola estadual Unidade Escolar Dr. João Carvalho, a escola particular Santa Maria que está comemorando 28 anos de ensino no município e a participação do 3º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) de Picos, que veio abrilhantar mais ainda o desfile com um Pelotão do Exército Brasileiro. 

Cada escola municipal exibiu uma temática, narrando a história do Brasil, desde o período colonial até a atualidade. 

O desfile teve início na Av. José Honório de Sousa e seguiu até a Praça Francisco Belo de Sousa, onde foi armado o palanque das autoridades. Nesse momento a praça recebeu um público em torno de quatro mil pessoas.  

Após a passagem de todos os pelotões no desfile, aconteceu um momento cívico, com a apresentação da FAMDEL (Fanfarra Municipal de Dom Expedito Lopes), que mais uma vez mostrou para o público o grande trabalho de evolução dos jovens músicos do município que exibirão os hinos do Brasil e da Bandeira. 

Em seguida foram realizados os pronunciamentos, que destacaram a organização e comparecimento das pessoas que prestigiaram o evento. Ao final exibiu-se A Canção do Exército Brasileiro e o Hino de Dom Expedito Lopes. 

Todos os hinos foram entoados ao vivo com a participação dos cantores: Cabo Nunes, Rafaela Alves e Fabiele Moura, ao som da Fanfarra do município. 

O secretário de Educação, Edson Carlos, fez um breve relato sobre a história do Brasil e parabenizou todas as pessoas envolvidas no desfile. Ele lembrou que por 24 anos Dom Expedito Lopes não realizou nenhum evento em homenagem a pátria, evento resgatado em 2018 pela administração do prefeito Valmir Barbosa. 

“Me arrepia conduzir o desfile da educação de Dom Expedito Lopes, e que você, prefeito Valmir, faz uma coisa muito boa comigo, para conosco, o senhor cuida muito bem do bem precioso que nós amamos, que é a nossa cidade. Isso é política pública, pois até o ano passado estávamos sem essa concentração cívica, e aos poucos, conseguimos devolver o significado do que é civismo e patriotismo e a custo quase zero”, declarou. (por Portal Folha Atual).

Além das autoridades políticas, também estiveram presentes a primeira-dama Valdiva Moura, o vigário da área pastoral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Cláudio Santana, secretários: Francival (ADM), Marcidio (Governo), Saminho (Saúde), Ex– Vereador Agenor Souza, Vereador Waguim, Ex-prefeito João Barbosa e o empresário, Correligionário Anchieta Honório e o comandante do Grupamento da Polícia Militar, cabo Altamar. 

Fala do Prefeito Valmir Barbosa durante o desfile de 7 de Setembro 

“Comprimentos a todos os presentes QUE DEMONSTRAM SER AMIGO DO BRASIL. HOJE É UM DIA QUE DEVE SER sempre LEMBRADO, FESTEJADO E RESPEITADO por todos os Brasileiros, porque temos o que comemorar pela herança deixada para nós, contemporâneos, pelos heróis da pátria: SOBERANIA, DEMOCRACIA E INDEPENCIA NO AGIR. Acredito que a vida de muitos bravos patriotas foi sacrificada, no passado, para que pudéssemos ter, HOJE, esse Brasil independente. Hoje é mais que um feriado, ANIVERSÁRIO DO BRASIL, PELA PASSAGEM DOS 197 ANOS de liberdade, soberania e democracia. Todos nós temos que ter atitude de civismo e ao mesmo tempo, o compromisso de cuidar da nossa pátria. Convido a todos vocês, jovens e adultos domexpeditolopenses. Vamos semear nossas boas ações, cultivar o bem e colher num futuro próximo, às gratidões das gerações que por certo nos sucederam. Vamos demonstrar que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança no bem agir, por certo ajudará ao Brasil do FUTURO E SEUS HABITANTES. Parabenizo a ESSE BRASIL SOBERANO e a todos aqueles que com seu trabalho, diário, ajuda na construção do desenvolvimento de nossa PATRIA AMADA. BRASIL, você merece ter mais de seus filhos, proteção de seu meio ambiente e boas ações que elevem seu nome. Meus nobres CONTERRANEOS de DEL, eu convido-os a seguirmos com disposição de melhor servirmos a ESSA PATRIA AMADA, Brasil. ao lado dos parceiros do mundo que acalentam sonhos e desejam construir, com muita garra, um futuro melhor para os filhos bem-amados DE DEUS”, disse.  

Por Josely Ecologista 

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade