ad16
EconomiaGeral

Dos 224 municípios, 5 geram 60% de toda riqueza do Piauí

[ad#336×280]Com base nas pesquisas efetuadas pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE- RJ), foi apresentado para a sociedade teresinense o Produto Interno Bruto (PIB) dos 224 municípios piauienses. Nos detalhes da apresentação, cinco municípios foram destacados como representantes dos maiores PIBs Municipais do Estado de 2010.

Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí foram os responsáveis por 59,71% de toda a riqueza gerada no Estado. Esses cinco maiores municípios em relação ao PIB, somados, agregam 36,63% da população. Para tanto, a grande participação da capital no ano de 2010, 77,7%, de Parnaíba, 80,1%, de Picos, 83,2% e de Floriano, 82,1%, foi no setor de serviços. A cidade de Uruçuí, ganha destaque por possuir expressivo agregado industrial, com 44,4%.

cinco cidades piauienses geram 59,71% de toda a riqueza gerada no Estado
cinco cidades piauienses geram 59,71% de toda a riqueza gerada no Estado

Fronteiras e Guadalupe ganham destaque com valores industriais

Durante a apresentação da pesquisa também foram citados os municípios com maiores valores adicionais da Indústria. Teresina, Uruçuí, Parnaíba, Fronteiras e Guadalupe, juntos correspondem a 67,70% do Valor Adicionado Industrial do Estado. A cidade de Guadalupe, por exemplo, altera sua posição no ranking, devido ao ganho de um novo posto.

“Um incremento a mais na atividade de qualquer município já é um grande ganho para ele. A exemplo de Guadalupe, o diferencial está no crescimento da geração de energia elétrica, fator que fez portanto, com que esta cidade também ganhasse destaque neste quesito”, esclarece o secretário de Planejamento César Fortes.

Outros dados que também foram abordados durante a explicação foram quanto os municípios de maior e menor PIB Per Capita do Piauí. A cidade de Fronteiras merece destaque, portanto, por apresentar 2º colocação ou 2º maior renda per capita dentre as outras cidades destacadas. Segundo César Fortes, também é interessante ressaltar que isto aconteceu por conta de algumas consequências que estavam ocorrendo no município.

“Eu estive recentemente no município de Fronteiras e observei as transformações que estavam ocorrendo lá. A partir disto tudo, pode se entender que uma simples ação pôde elevar a situação econômica de um município, seja em que local ou região ele esteja avançando”, explica o secretário.

meionorte.com

[wp_cycle]

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade