ad16
DestaquesGeralSão Luís do PiauíSaúde

Doses de vacina contra Covid-19 são recebidas com ‘carreata’ e rojões em cidade da região de Picos

A secretária de saúde de São Luís do Piauí, no Sul do estado, disse que a comemoração aconteceu porque o imunizante chegou antes que a cidade registrasse algum óbito pela doença.

São Luís do Piauí, município a 345 km de Teresina (PI), celebrou com carreata e rojões a chegada das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 na quarta-feira (20). A cidade, que segundo o IBGE tem 2.646 habitantes, recebeu apenas 18 doses da primeira remessa de imunizante.

Vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma “carreata”, que contou com duas ambulâncias e um carro de passeio decorados com balões. As sirenes das ambulâncias e rojões também fizeram parte da recepção.

Doses de vacina contra Covid-19 são recebidas com ‘carreata’ e rojões em cidade no Piauí — Foto: Reprodução

“Percorremos as principiais ruas da cidade, comemorando que a vacina chegou sem termos tido nenhum óbito. A gente espera que continue assim e que os casos diminuam”, disse a secretária de saúde do município Marcy Rabelo.

São Luís do Piauí é um dos 20 municípios, dentre 224 municípios piauienses que não registrou mortes pela doença. A cidade, segundo a Secretaria de Saúde (Sesapi), registrou, até o momento, 87 casos da doença.

Doses de vacina contra Covid-19 são recebidas com ‘carreata’ e rojões em cidade no Piauí — Vídeo: Reprodução

“Os três últimos meses do ano foram os que tiveram alta nos casos, mas, atualmente, não há ninguém doente na cidade. Todos que já tiveram se recuperaram e esperamos que continue assim”, disse Marcy Rabelo.

Nesta primeira fase, apenas funcionários de saúde que atuam na linha de frente foram vacinados no município. “18 profissionais que atuam na saúde do município receberam a primeira dose”, informou a secretária de saúde.

Doses de vacina contra Covid-19 são recebidas com ‘carreata’ e rojões em cidade no Piauí — Vídeo: Reprodução

Foram vacinados: sete técnicos de enfermagem, quatro recepcionistas, um auxiliar de serviços gerais, dois motoristas de ambulância, um odontólogo, uma enfermeira, duas funcionárias da Central de Marcação.

Quanto ao baixo número de doses, o governo do estado informou que recebeu 61.160 doses. Por isso, poucos grupos prioritários vão ser imunizados neste primeiro momento. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 30.580 piauienses devem ser vacinados.

Médico obstetra foi o primeiro imunizado no Piauí — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Piauí

O número representa cerca de 1% da população piauiense, que é de 3,2 milhões de pessoas. O grupo prioritário é formado pelos seguintes segmentos:

  • Profissionais de saúde (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid)
  • Pessoas em abrigos com mais de 60 anos
  • Pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos
  • Indígenas vivendo em terras demarcadas

Fonte: G1 Piauí

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade