ad16
GeralSaúde

Dr. Pascoal Gomes avalia Conselho Municipal de Saúde

Conselho Municipal de Saúde.
SMS renovará Conselho Municipal de Saúde

Em entrevista ao Portal Riachaonet, Dr. Paschoal Gomes da Costa Neto falou sobre renovação do Conselho Municipal de Saúde de Picos. O médico acredita que não existe saúde sem uma boa atuação do Conselho.

Orgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Municipal é a garantia do controle social dentro de uma das áreas mais solicitadas em todo o país: a saúde. Dividido em segmentos, o Conselho é composto por 08 usuários, 02 representantes do poder público, 02 prestadores de serviço da saúde, e 04 quatro trabalhadores da saúde, todos eleitos para um mandato de dois anos sendo possível a reeleição.

De acordo com Dr. Pascoal, o maior objetivo do Conselho Municipal é acompanhar todas as políticas públicas do município voltadas para a saúde. “Não existe saúde sem conselho”, disse o médico que acredita que é a partir da representação dos usuários do sistema público de saúde que as melhorias e o controle de qualidade na prestação de serviços se tornam possíveis.

Para Dr. Pascoal, os avanços na composição do órgão, que atualmente tem a frente Geovana Pereira de Sousa Luz, são muitos. “O Conselho é formado por uma equipe altamente preparada e qualificada. Não adianta você ser conselheiro se você não conhece nada, por isso é importante a capacitação”, disse.

Mudanças

Na próxima segunda-feira (26), serão eleitos os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2011/2013.

“O primeiro passo para a nova composição é estabelecer um cronograma de capacitação para que os conselheiros entendam qual o papel da Sistema Único de Saúde e defendam o seu papel de cidadão”, finalizou o médico.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade