ad16
DestaquesEsporteTodas as Notícias

É hoje! SEP x River abrem o Campeonato Piauiense 2020

Confronto do campeão da Série B e da Série A do ano passado marca primeiro jogo da temporada. A partir de agora, 58 jogos até o título.

Abram as cortinas, o espetáculo Campeonato Piauiense 2020 vai começar. E o primeiro duelo da temporada acontece nesta sexta-feira, às 20h, no estádio Helvídio Nunes: SEP x River-PI é a atração da abertura do estadual. Campeão da Série B do Piauiense do ano passado, o Zangão recebe o atual campeão da Série A, o Galo, dono da maior galeria de títulos no Piauí: são 31 taças.

Será a volta do Picos à elite do futebol piauiense após o rebaixamento em 2017. Com o título da Segundona, o clube da Cidade do Mel manteve o técnico Adelmo Soares à frente do time e o principal nome do elenco, Raphael Freitas. No ano passado, o camisa 9 bateu a marca de 50 gols na carreira em edições de estaduais. A última taça do Zangão na Série A foi em 1995.

Estádio Helvídio Nunes – Foto: Romário Mendes

O River-PI trouxe Márcio Goiano, ex-Náutico, para comandar o time. Manteve boa parte do time de 2019, sendo seis jogadores que conquistaram o título no ano passado fazem parte da equipe considerada titular. Nas últimas cinco edições do estadual, o Galo conquistou três taças e chegou quatro vezes à decisão. A dificuldade em 2020 pode ser o calendário: ao mesmo tempo do Piauiense, o Galo jogará a Copa do Nordeste.

Nos últimos cinco anos, o River-PI venceu apenas uma vez em estreias do Piauiense. Foi em 2018, vitória por 1 a 0 sobre o 4 de Julho. Nas outras quatro oportunidades, empatou: 2015 (1 a 1 com o Caiçara); 2016 (1 a 1 com o Parnahyba); 2017 (2 a 2 com o Picos); e 2019 (0 a 0 com o Parnahyba). Nesse período, o Picos também só empatou.

Picos – técnico Adelmo Soares

Mantido o trabalho do técnico Adelmo Soares, o Picos deu sequência à filosofia do treinador, mordido ainda por em 2016, na final do primeiro turno do estadual daquele ano, perder o título justamente para o River-PI dentro do Helvídio Nunes. Hora do troco?

Pelo visto nos dois amistosos, Adelmo deve escalar o time com o goleiro Andrei; Valter, Abdala, Lucão e Toninho Bahia; Esdras Ceará, Marcelo e Alan; Idevan, Sassá e Raphael Freitas. A escalação agradou bastante à comissão técnica.

Essa formação ficou ainda mais clara depois das baixas para a estreia. Três jogadores não estarão presentes no Helvídio Nunes logo mais à noite por causa de lesões durante a pré-temporada: o atacante Eder Guerreiro (joelho), o atacante Miller (entorse tornozelo) e o zagueiro Fagner (problema muscular e poupado).

River-PI – técnico Márcio Goiano

Pela primeira vez no Piauí, Márcio Goiano vai ter o desafio de manter o Tricolor no topo da galeria dos campeões. O primeiro compromisso fora de casa, logo na estreia, aumenta o nível de dificuldade. Contudo, a base de jogadores mantida de 2019 é um bom suporte.

No único amistoso da pré-temporada, o River-PI perdeu para o Sampaio Corrêa, por 3 a 2, no Albertão. Caso mantenha o time usado no primeiro tempo do amistoso, analisado como titular, o Galo entra em campo com Mondragon; Carlos Henrique, Cris, Wagner Silva e Mateus Muller; Emerson, Gustavo Henrique, Bismarck; Valdo Bacabal, Luccas Brasil e Eduardo.

Dois jogadores foram poupados pela comissão técnica: o atacante Romário e o zagueiro Alex, últimos jogadores a chegarem ao Poleiro, ainda continuam com foco na preparação física.

Arbitragem

O primeiro jogo do Campeonato Piauiense terá Antônio Dib Moraes de Sousa como árbitro com os assistentes Alisson Lima Damasceno e Raimundo Davi dos Reis.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade