Continua após a publicidade

O município de Itainópolis foi premiado no Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), que teve início nesta quarta-feira (10), em Teresina. O evento reúne dirigentes municipais, técnicos, gestores e especialistas da área educacional para discutir políticas públicas, financiamento da educação, alfabetização e estratégias voltadas ao fortalecimento das redes municipais de ensino.

Durante a programação, foi realizada a cerimônia de entrega do Selo Undime de Alfabetização e do Selo VAAR, reconhecimentos concedidos aos municípios que alcançaram importantes resultados e cumpriram critérios estabelecidos para a melhoria da qualidade da educação pública.

Continua após a publicidade

Entre os municípios premiados esteve Itainópolis, que recebeu o Selo VAAR, reconhecimento destinado às redes de ensino que atenderam às condicionalidades exigidas pelo novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), por meio da modalidade denominada Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).

Representando o município na solenidade estiveram a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Ribeiro, e a coordenadora da Educação Infantil e articuladora municipal do Renalfa-PI, Maria Viviane Gomes Leal, que receberam a honraria em nome da rede municipal de ensino.

O VAAR é um mecanismo criado pelo novo Fundeb com o objetivo de estimular a melhoria dos resultados educacionais em todo o país. Para ter acesso a essa complementação financeira da União, os municípios precisam cumprir uma série de requisitos relacionados à gestão educacional, transparência, redução das desigualdades e avanços nos indicadores de aprendizagem dos estudantes.

A conquista demonstra o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da educação, especialmente no desenvolvimento de ações voltadas à alfabetização na idade certa, formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico e melhoria dos resultados de ensino e aprendizagem.

Para a Secretaria Municipal de Educação de Itainópolis, o reconhecimento representa o resultado de um trabalho coletivo desenvolvido por gestores, coordenadores, professores, servidores e toda a comunidade escolar, que atuam diariamente para garantir uma educação cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade para os estudantes da rede municipal.

A premiação demonstra o protagonismo de Itainópolis no cenário educacional piauiense e evidencia os avanços conquistados pelo município na busca por melhores indicadores e por uma aprendizagem cada vez mais significativa para crianças e adolescentes.

O Fórum Extraordinário da Undime-PI segue até o dia 12 de junho e reúne representantes de municípios de todas as regiões do estado para três dias de debates, palestras e troca de experiências sobre os desafios e avanços da educação pública municipal.

Fonte: Cidades na Net

RiachãoNet

O RiachãoNet está no WhatsApp!

Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.

WhatsApp