Eike Batista quer investir no Piauí, diz Tadeu Maia
Na tarde desta quinta-feira (31) o deputado estadual Tadeu Maia (PSB) assumiu a pasta da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis. Aliado antigo do governo estadual, Tadeu Maia tem agora a responsabilidade de fazer da Mineração um dos pontos fortes do Governo Wilson Martins. Uma base estrutural já foi montada com esse propósito.
Em relação a outros estados na nação, o Piauí ainda dá os primeiros passos na utilização de seu potencial mineral. De acordo com o secretário, alguns estudos relacionados à estrutura mineral das camadas do solo piauiense já foram realizados e as pesquisas estão avançadas.
Municípios como São João do Piauí, Paulistana, Floriano e Bertolínia despontam como fontes importantes de riquezas naturais, e estão na mira dos investimentos e possível exploração desses minérios. Segundo Maia, representantes do grupo empresarial do milionário Eike Batista já demonstraram interesse em extrair o gás natural existente no território piauiense.
A ferrovia Transnordestina é citada pelo secretário como um importante elo na logística da exploração mineral no solo do Estado. Ela será responsável, segundo Maia, por escoar todo o minério retirado do Piauí.
Força política
A região de Picos continua despontando como importante força política no Estado do Piauí. Junto com o deputado Warton Santos, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Tadeu Maia representa a crescente força da região de Picos na atual conjuntura política .
Na bancada picoense na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) estão ainda os deputados Belê Medeiros, Kléber Eulálio e Nerinho. Cinco nomes eleitos pela população da macrorregião para defender os interesses dos municípios que integram o Vale do Guaribas.