ad16
DestaquesEleições 2016GeralTodas as Notícias

Eleições 2014: Demora na biometria marca o 1º turno em Picos

[ad#336×280]O primeiro turno das eleições em Picos, tanto na 10º como na 62º Zona Eleitoral, foi marcado por problemas no processo de biometria. Muitos eleitores tiveram dificuldades para conseguir a leitura das suas digitais. Com isso em várias seções eleitorais a votação terminou horais depois do prazo determinado pela justiça eleitoral, às 17h. Teve seção que encerrou às 22h.

O chefe de cartório da 10º Zona Eleitoral, Luís Borges, afirmou que à dificuldade de identificação das digitais contribuiu para o atraso. Porém, o chefe de cartório informou que ouve um acumulo de pessoas no mesmo horário para votar, o que dificultou bastante no processo de votação.

Luís Borges Neto, chefe de cartório da 10º zona eleitoral-Foto: Romário Mendes
Luís Borges Neto, chefe de cartório da 10º zona eleitoral-Foto: Romário Mendes

De acordo com Luís, por ser a primeira experiência com o novo sistema, a dificuldade inicial é natural. “Acreditamos que esses dois fatores ajudaram há demorar um pouco, mas com relação aos equipamentos o Tribunal Superior Eleitoral já está ciente da situação e sinaliza que vai aperfeiçoa-lo”, disse.

Luís informou ainda que o eleitor tinha oito tentativas pra identificar sua digital. Caso não conseguisse identificar após a oitava tentativa, ele teria que ser habilitado pelo mesário.

O chefe de cartório lembrou que pelo fato de muitos mesários não ter comparecido aos treinamentos colaborou, também, para o atraso da votação. Luís Borges afirmou que depende muito da habilidade do mesário o andamento e o fluxo da votação.

Problema nas Urnas

Luís informou que quatro urnas apresentaram problemas e foram trocadas durante as eleições no primeiro turno, sendo uma na 10º Zona eleitoral e três na 62º Zona Eleitoral.

2º Turno

Em relação aos preparativos para o segundo turno, que irá ocorrer  dia 26 de outubro, Luís Borges informou que o trabalho já começou. Segundo ele, os funcionários do cartório eleitoral de Picos já estão preparando as urnas; preparando o material de votação e fazendo alguns reparos de erros que ocorreram no primeiro turno.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade