Eleições: Juiz do TRE estima que votos sejam apurados antes das 21h
O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Tiago Brandão, informou que a previsão é de que a apuração dos votos seja finalizada pouco depois das 20h.
“Esta é uma previsão otimista, que depende da logística da apuração, mas, se tudo ocorrer como o previsto, até as 20h ou pouco depois os votos estarão apurados”, declarou o juiz, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (2).
O magistrado reforçou que todas as forças de segurança do Estado estão voltadas para o pleito de domingo e que a orientação repassada pelo TRE é de que, ao chegar aos municípios, a polícia procure o juiz eleitoral para traçar um plano estratégico.
Tiago Brandão ressaltou ainda a importância da fiscalização do próprio eleitor. “O eleitor é também um agente fiscalizador. Ele pode flagrar uma situação irregular, filmar com seu celular e fazer a denúncia”, explicou o juiz, que destacou que os aparelhos celulares ou outros eletrônicos estão proibidos de serem usados na urna eletrônica.
Sobre a Lei Seca, que está determinada para começar à meia-noite de domingo e se encerrar às 18h, Tiago informou que os juízes presentes nos municípios têm autonomia para decidir pela redução ou ampliação do horário, dependendo das condições da cidade.
Cidade Verde