

Picos foi uma das poucas cidades piauienses escolhidas pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) para implantação do sistema biométrico de informação. Com isso, a partir das próximas eleições, já em 2012, os eleitores serão identificados no momento do voto através de suas digitais.
Para que o sistema comece a funcionar, cada eleitor terá que se dirigir até o Cartório Eleitoral da cidade, onde serão colhidas as impressões digitais.
Segundo informações de Luiz Borges, Chefe de Cartório da 10ª Zona Eleitoral, quem não fizer a revisão terá o título de eleitor cancelado. “Todos os eleitores terão que vir ao fórum portando documento de identidade e comprovante de residência. Chegando aqui, terão suas impressões (digitais) coletadas e transformadas em fotografias digitais”, informou.
O tempo é curto, apenas um mês para fazer a revisão eleitoral dos mais de quarenta e sete mil eleitores de Picos. Como o cartório não dispõe de recursos humanos suficientes para a realização desse trabalho, parcerias estão sendo firmadas com órgãos públicos do município para que servidores sejam cedidos a fim de concluir a revisão dentro do prazo: de 1º a 31 de outubro de 2011.
Floriano, Oeiras, Teresina e Parnaíba também foram contempladas com a inovação tecnológica. A previsão