DestaquesGeralTodas as Notícias

Eletrobras afirma cumprir prazos na análise de projeto elétrico do novo campus da UESPI de Picos

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Durante entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 21, o gerente de Manutenção e Ampliação de Rede da Eletrobras/ PI, em Picos, Dênis Costa, esclareceu a polêmica que envolve a ligação do transformador de energia elétrica e o funcionamento da subestação no novo prédio da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus de Picos, ambos a serem executados por uma empresa que presta serviços terceirizados. Processo este que  se executado implicaria a migração da comunidade acadêmica para a nova sede, situada às margens da BR 316, no Bairro Altamira.

Sede da Eletrobras em Picos - Foto: Jailson Dias
Sede da Eletrobras em Picos – Foto: Jailson Dias

O gerente Dênis Costa informou que os procedimentos competentes a Eletrobras foram executados dentro do prazo estabelecido que é de 30 dias para a análise do projeto elétrico, estipulados até o dia 14 deste mês.

“Não existe nenhum impasse, tudo isto é um procedimento normal, onde o requerente faz o requerimento da empresa para o projeto elétrico. Foi feito um requerimento pela secretaria de Infraestrutura, no entanto houve um problema, na documentação, e a Eletrobras teve um prazo de 30 dias para fazer a análise do projeto, o que foi realizado. E por haver problemas quanto a documentação, o projeto foi devolvido novamente a secretaria de Infraestrutura para reformulações”, explicou Dênis Costa.

Dênis enfatizou ainda que a obra não está concluída “então mesmo que o projeto fosse aprovado ele não poderia ser ligado porque a obra não foi finalizada”. Esta constatação segundo o gerente foi embasada durante vistorias realizadas por técnicos da Eletrobras in loco.

O projeto elétrico que necessita de adequações será submetido a uma segunda revisão por parte da Eletrobras. Só depois de aprovado é que a ligação do transformador e a subestação de energia elétrica poderão ser iniciados.

 Diretor do Campus fala sobre a situação

O diretor do Campus da Uespi de Picos,Evandro Alberto de Sousa, também comentou a situação durante uma entrevista realizada anteriormente. O mesmo ressaltou que o processo de mudança já estava sendo articulado, porém tomou-se o conhecimento destas pendências que se mostraram como empecilho. “Quando fomos agilizar o processo de mudança e contatamos a construtora, a mesma nos informou que a obra estava concluída, porém necessitava da ligação da subestação de energia. Então na tentativa de agilizar o processo descobrimos que a Eletrobras faltava aprovar o projeto da energia e ligar a subestação, sendo necessário fazer o desligamento da rede, ligar a subestação e fazer a energização da mesma”, esclareceu o diretor.

Evandro Alberto, diretor do campus da Uespi de Picos - Foto: Jornal de Picos
Evandro Alberto, diretor do campus da Uespi de Picos – Foto: Jornal de Picos

Posteriormente dando entrada aos trâmites legais, o protocolo correspondente a ligação do transformador de energia a ser realizada pela Eletrobras havia sido estipulada para o dia 14 de agosto, e a espera se estende até o dia 18 de agosto (momento de realização da entrevista), pois nada  foi colocado em prática. “Durante este tempo liguei para a Eletrobras, e a atendente me informou que aguardasse o prazo. Desconfiado comecei a procurar de forma particular os líderes políticos de vários partidos que são votados na região de Picos para que pudessem interceder em favor da UESPI . Por outro lado , o Ministério Público também encaminhou uma ação recomendatória para tentar sanar o problema que está prejudicando centenas de alunos,  mas até esta data o impasse ainda não foi resolvido”, disse Evandro Alberto de Sousa.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.