ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesPaulistanaTodas as Notícias

Em 24h, Paulistana recebe chuva esperada para todo mês de fevereiro

A cidade de Paulistana, na região de Picos, recebeu em apenas um dia o volume de chuva que era aguardado para todo o mês de fevereiro. Desde essa terça-feira (4) as precipitações se intensificaram no município e chamou atenção da climatologia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média de chuva prevista para fevereiro em Paulistana era de 113 mm. Em apenas 24h, porém, a chuva que caiu alcançou 130 mm. O maior volume foi registrado no início da manhã desta quarta-feira (5), quando a precipitação bateu 53,4 mm.  Apesar do grande volume, achuva foi considerada tranquila sem rajadas de vento e descargas elétricas.

Apesar do grande volume, a chuva foi considerada tranquila e sem rajadas de vento (Foto: Reprodução)

Esse tipo de tempestade é classificado como chuva severa, segundo o climatologista Werton Costa, e é justificada pela proximidade do fenômeno conhecido como Zona de Convergência Intertropical.

“Essa chuva severa é produto de condições maiores de grande escala que é o caso da aproximação da Zona de Convergência Intertropical, a condição de neutralidade do oceano pacífico e a atuação bem pontual do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis). Foi uma chuva isolada sobre aquela região”, afirmou.

A chegada desses fenômenos na costa nordestina indica que os volumes de chuvas devem aumentar nos próximos meses no Piauí. “Teremos um aumento da chuva, o que é natural para o mês de fevereiro. Quanto maior a proximidade da Zona de Convergência Intertropical , esse sistema que é responsável pela chuva no Nordeste, maiores os volumes e a frequência de chuva”, explicou Werton.

Fonte: Portal O Dia / Por Otávio Neto

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui