Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Em apenas 10 meses, casos de sífilis em Picos duplicam o total de 2020

CTA de Picos - Foto: Edielson Teixeira

CTA de Picos - Foto: Edielson Teixeira

Enquanto em 2020 foram registrados 64 casos de sífilis, em 2021, até o momento, já foram notificados 124 casos, quase o dobro do ano passado. O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, Fábio Bernardes, atribuiu isso à procura dos jovens por tratamento e aconselhamento, visto que antes havia um certo receio.

“Tivemos esse aumento considerável desses casos, e isso pode ser pelos jovens estarem procurando mais o CTA e os tratamentos que fornecemos. Podemos observar que eles estão perdendo o medo, pois a forma segura de combater é com prevenção e uso de preservativo. Aqui nós deixamos à vontade para as pessoas pegarem”, disse ele.

Coordenador Administrativo do CTA de Picos, Fábio Bernardes

O coordenador relatou que além dos exames, quando o teste dá positivo, há acompanhamento médico e medicação para tratamento da DST, especialmente quando a pessoa infectada é uma gestante.

“Há o acompanhamento da equipe médica para evitar que a criança sofra sérias consequências. É imprescindível realizar o exame no primeiro trimestre e no terceiro. Durante todo esse período tem o acompanhamento médico oferecido pelo CTA”, declarou.

Dos 124 casos registrados de sífilis em Picos, 73 são de homens e 51 de gestantes, destas, 21 estão gestantes.

Sair da versão mobile