DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Em meio à crise pandêmica, Unimed Picos completa 28 anos cuidando de pessoas

Presidente da Unimed Picos fala sobre desafios durante história da cooperativa no município.

anuncio17 UNIFSA

Atuando há 28 anos no município, desde o ano de 1993, a Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Picos tem como premissa cuidar da saúde das pessoas com segurança, resolutividade e dedicação, garantindo a sustentabilidade da organização, satisfação dos clientes, cooperados e colaboradores.

O presidente da Unimed Picos, o médico Luís Evandro Santos Lopes, em entrevista ao Portal RiachãoNet, falou sobre os desafios que a cooperativa do plano de saúde tem enfrentado em uma das maiores crises da área em todo o mundo: a pandemia da Covid-19.

Dr. Evandro Lopes, presidente Unimed Picos

“A rede Unimed se esforçou ao máximo para fazer investimentos para atender a demanda Covid. Hoje o sistema Unimed está em muitas cidades do Brasil. Aqui em Picos nós prestamos assistência médica a muitas pessoas que estavam e estão com a Covid. Atendemos em leito hospitalar, UTI, tudo na rede Unimed. Se não fossem os recursos próprios da rede, essa pandemia teria um efeito catastrófico, pior do que o que estamos enfrentando. É com toda certeza que afirmo: se não fosse nossa coopertiva médica, se não tivéssemos hospitais da rede Unimed, a pandemia teria sido bem mais traumática para a população”, considerou ele.

Luís Evandro Lopes pontuou que ano após ano há um desafio novo para a cooperativa picoense, sendo a pandemia um dos maiores. Ele destacou que a rede em Picos tem respondido às expectativas necessárias do momento, proporcionando aos usuários todo o suporte preciso dentro e fora do município.

“Temos em Picos uma rede credenciada de médicos, consultórios e também todos os hospitais da cidade estão ligados à nossa cooperativa. Dentro do que é oferecido em Picos, os usuários da Unimed têm a possibilidade de receber o melhor em assistência médica e hospitalar. No caso de contrair a Covid, por exemplo, nosso usuário, quase sempre, fica na rede credenciada privada, que são nossos parceiros, e quando há necessidade de transferência, são levados para Teresina que tem um suporte maior”, informou.

O presidente da Unimed Picos frisou que muitos estados, como Piauí e Ceará, conseguiram sustentar a crise na saúde pública – com os números de pacientes necessitados de rede hospitalar – por conta dos hospitais que a rede oferece em várias cidades do país. “Em Teresina temos uma ocupação de 100% dos leitos. Imagina se não tivéssemos dois hospitais da Unimed no estado?”, indagou.

Dr. Evandro Lopes, presidente Unimed Picos

Mesmo em meio às dificuldades, o médico se diz otimisma em relação à vitória contra a Covid e frisou que a cooperativa médica tem se empenhado para diminuir ao máximo os transtornos que a doença tem causado à população.

“Vamos passar por isso, com certeza. Enfrentaremos todas essas dificuldades que estamos enfrentando e vamos vencer com o menor trauma possível para a população do Piauí e, especificamente, de Picos. Nosso intuito é diminuir, nesse período, o sofrimento das famílias ao máximo possível, principalmente para aquelas às quais prestamos serviços na grande região de Picos”, destacou.

Um pouco da história
Evandro Lopes falou que a Unimed Picos surgiu com a expansão populacional e aderindo ao plano de capilaridade do sistema que visava, à época, aumentar a rede para o maior número de cidades possível. Ele recebeu o convite para presidir a cooperativa no município e, o que se iniciou com 24 médicos, hoje abrange 92 profissionais, além das clínicas, laboratórios e hospitais.

“Como todo início, passamos por muitas dificuldades, mas fomos avançando e ganhando espaço. Atravessamos muitas fases boas e ruins, nesse período, e agora estamos com uma crise que parece não ter fim, que é essa pandemia, que tem sido um desafio muito grande para gerenciar a operadora de plano de saúde. Contudo, acreditamos que venceremos, assim como já vencemos muitas batalhas até aqui”, disse.

A Unimed Picos é pioneira e única cooperativa em plano de saúde com sede em Picos. Muitas já passaram pela cidade, segundo o médico, vendem seus produtos e vão embora. Por isso a rede veio para fazer diferença na região.

“Outras operadoras vêm, vendem o produto e vão embora. Não sabem onde o cliente está, o que ele precisa. E nós fazemos esse trabalho. O cliente que chega aqui tem acesso ao presidente, gerente ou qualquer outro funcionário. Somos acessíveis. Não há dificuldades. Nossa missão é fazer com que as pessoas se sintam em casa, sempre buscando o melhor para o cliente”, pontuou.

A Unimed está localizada na Praça Félix Pacheco, 676, no centro de Picos. Telefone para contato: (89) 3422-3616.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.