ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Em Picos, 170 agricultores perdem prazo de entrega do Garantia Safra

Desde a última segunda-feira (02), agricultores têm lotado as instalações da Prefeitura Municipal de Picos em busca de informações sobre os beneficiados com o programa Garantia Safra referente ao ano agrícola de 2013/2014. Até o presente momento está sendo realizado a entrega e impressão dos boletos, mas em decorrência do curto prazo estipulado para ontem, cerca de 170 pessoas não receberam ainda seus boletos onde os mesmos teriam de pagar um valor de R$12,75 para ter  acesso ao recurso proveniente do Programa Garantia Safra.

Agricultores conferem lista com os nomes dos beneficiados com o programa Garantia Safra - Foto: RiachaoNet
Agricultores conferem lista com os nomes dos beneficiados pelo programa Garantia Safra – Foto: RiachaoNet

Foram feitos 2.800 cadastros a serem  enviados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e posteriormente foi realizada uma homologação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Destes números, 2.470 agricultores tiveram seus cadastros aprovados. Na última sexta-feira (29) as senhas começaram a serem liberadas para impressão dos boletos com vencimento para ontem (segunda-feira). Devido ao curto prazo para impressão, entrega dos boletos e pagamentos, já foi solicitado junto ao MDA um adiamento de mais alguns dias para ser  concluído o processo.

Secretário de Agricultura, Manoel Vieira
Secretário de Agricultura, Manoel Vieira

De acordo com o secretário de Agricultura, Manoel Viera, problemas com agricultores que atendem aos critérios, mas que não são contemplados com o benefício e vice-versa, costumam acontecer. “Infelizmente a gente tem problemas, agricultores que são cortados do programa, reclamações, agricultores que não atendem aos critérios e são beneficiados. Na verdade para o ministério o que interessa é a documentação exigida”, disse Manoel Vieira.

Manoel Vieira ainda ressaltou que há uma euforia por parte dos agricultores que não são beneficiados com o programa Garantia Safra. De acordo com ele, muitas destas pessoas podem estar sendo atendidas pelo programa Bolsa Estiagem do Governo Federal que destina recursos aos agricultores familiares com renda mensal média de até 2 (dois) salários mínimos e que foram atingidas por desastres ou que se encontram em estado de calamidade pública ou em situação de emergência.

Na cidade de Picos o número de vagas para o Bolsa Estiagem foi ampliado, e a previsão é que 1.500 pessoas sejam atendidas pelo respectivo benefício. O cadastro dos agricultores é realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade