ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Em Picos, campanhas educativas de trânsito serão intensificadas para conscientizar população

"Inicialmente nossas campanhas serão educativas”, diz o secretário de Trânsito

A fiscalização além de manter o trânsito em ordem fazendo, com que as normas legais sejam cumpridas, faz com que o Agente seja educador orientando e conscientizando não só os motoristas mas também os pedestres nas vias públicas, mostrando a ambos a importância de cumprir as leis para que o fluxo de pedestres e veículos aconteça de forma fácil e descomplicada.

As fiscalizações no trânsito acontecem como instrumento para a convivência harmoniosa entre os usuários das vias públicas. Em Picos, os Agentes Municipais de Trânsito trabalham com o objetivo de promover a mudança de hábito de motoristas e pedestres, orientando-os como devem agir no trânsito evitando engarrafamentos e prevenindo a população contra acidentes.

Guardas municipais entregando panfletos aos condutores de veículos-Foto: Romário Mendes
Guardas municipais entregando panfletos aos condutores de veículos
(Foto: Romário Mendes)

Como ficará a Fiscalização de Trânsito em Picos ?

Sabendo da importância das fiscalizações para a cidade, a Redação do Portal RiachãoNet perguntou ao secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana Cristiano Portela, se seriam intensificadas. Em resposta, o secretário nos informou que “inicialmente iremos fazer campanhas educativas onde iremos conversar, ensinar, e explicar ao pessoal sobre o trânsito. Não iremos sair por aí de qualquer jeito, multando de qualquer forma, Não! inicialmente nossas campanhas serão educativas”, disse o secretário

As campanhas educativas de trânsito são importantes para a conscientização da população pois alertam para os perigos do trânsito e a adoção de comportamentos seguros, ensinado tanto aos condutores quanto aos pedestres como devem se comportar e agir nas ruas e avenidas.

Guardas do DMT entregando panfletos informativos
(Foto: Romário Mendes)

E as multas !? O que vai acontecer ?

A multa é uma penalidade imposta a quase todas as infrações de trânsito. Quando existe alguma espécie de desobediência de uma das Leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as multas são aplicadas aos infratores.

Alguns tipos de advertência são aquelas por escrito, suspensão do direito de dirigir, curso de reciclagem, apreensão do veículo e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Permissão para Dirigir (PPD). Todas essas sanções são impostas pela autoridade que organiza o trânsito e a multa é uma das formas de punir e reeducar o infrator.

A Redação do Portal RiachãoNet buscou saber de Cristiano Portela como ficará essa questão das multas na cidade, e ele explicou que “quanto às multas, é inevitável vê alguém cometendo alguma infração e não penalizá-lo por isso, a multa está na legislação e o agente não irá multar um veículo sem ele ter cometido algo. O agente estudou é instruído, tem a legislação então o agente sabe quanto o condutor comete algum erro e aí acontecem as multas”.

Multas: tire todas as suas dúvidas
Multas
Multas de trânsito, para onde vai o valor arrecadado ?

A destinação da arrecadação das multas é regida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), precisamente no artigo 320. Esse dinheiro deve ser usado, exclusivamente, para instalação e manutenção de sistemas de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, fiscalização e educação de trânsito.

Questionado sobre o assunto, o secretário de Trânsito falou sobre o destino principal da arrecadação das multas ele nos informou que “já pedi para o pessoal fazer o projeto da sinalização tanto vertical quanto horizontal para irmos atrás de iniciarmos essa etapa”, disse.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade