DestaquesTodas as Notícias

Em Picos, encontro discute sobre campanha de conscientização em relação à fibromialgia

O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Picos.

anuncio17 UNIFSA

A cidade de Picos sediou, na manhã desta terça-feira (14), um encontro para tratar sobre a conscientização em relação à fibromialgia. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Picos.

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Saúde de Picos, a vereadora Dalva Mocó e o vereador Matusalém Almeida. Além de pessoas com fibromialgia.

Uma das organizadoras do evento, a professora Dark Cardoso, declarou que a principal finalidade do encontro é sensibilizar as pessoas sobre a doença. “É uma doença tão dolorosa, que muitas vezes nos deixa totalmente incapacitado de realizar atividades básicas e simples do nosso dia a dia”, disse.  

Dark informou ainda que o encontro de hoje foi uma culminância do fevereiro roxo. “Nós realizamos essa campanha através das redes sociais e decidimos fazer uma culminância com a participação de médicos, fisioterapeutas e assistente social para que as pessoas tenham conhecimento e mais informação dessa doença e até mesmo dos tratamentos”, frisou.

Uma das organizadoras do evento, Dark Barroso – Foto: Romário Mendes

A vereadora Dalva Mocó, que foi autora da lei que dispõe sobre o atendimento prioritário das pessoas com fibromialgia nos órgãos públicos e privados da cidade de Picos, destacou que as pessoas com a patologia estão cobrando políticas públicas e também a aplicação e sua eficiência por parte dos órgãos privados do nosso município.

“As pessoas com fibromialgia podem procurar os CRAS com laudo médico e documentação. Essas pessoas terão direito a uma carteira expedida pela Assistência Social, através dos CRAS. E com essa carteirinha, terão direito a atendimento nos órgãos de saúde do município e privados, assim como, direito a estacionamento prioritário no âmbito do município”, explica a vereadora.

Vereadora Dalva Mocó – Foto: Romário Mendes

A secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, também participou do evento e falou da importância do apoio do poder público municipal para as pessoas com fibromialgia.

“Hoje é o dia que nos reunimos para dá esse apoio para as pessoas que tem fibromialgia. A gente sabe que essa doença acomete 2% da população mundial, entre dez pessoas diagnosticas, sete e nove são mulheres. Então, nada mais justo que no mês março oferecermos ajuda para esse grupo para que possamos cada vez mais garantir tratamento a essas pessoas”, destaca a secretária.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil – Foto: Romário Mendes

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.