DestaquesGeralTodas as Notícias

Em Picos, famílias que residem em área de risco são assistidas com Programa “Aluguel Social”

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]No município de Picos, uma pequena parcela das famílias que residem em área de risco vem sendo assistidas pelo programa Aluguel Social. O programa beneficia pessoas que se encontram em risco eminente de perder suas moradias, e sem ter condições financeiras de mudar para outra residência  tem o aluguel pago por um período de três meses, podendo ser renovado. O pagamento é efetuado pela Prefeitura Municipal de Picos.

O coordenador da Defesa Civil, Oliveiro Luz, explica que a inclusão de pessoas no Programa compreende um diagnóstico situacional da moradia a ser realizado pela Defesa Civil em conjunto com a Secretaria de Obras. Após o diagnóstico, as famílias devem procurar um locador do imóvel, e se dirigir à sede da Defesa Civil para a realização do contrato de locação. O valor da aluguel a ser pago é até R$300,00.

Oliveiro Luz, coordenador da Defesa Civil de Picos - Foto: Ascom
Oliveiro Luz, coordenador da Defesa Civil de Picos – Foto: Ascom

“A pessoa deverá junto com o proprietário do imóvel a ser alugado se dirigir até a Defesa Civil. O pagamento de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Picos é feito diretamente na conta corrente do proprietário. Estes alugueis são destinados para as pessoas que residem em área de risco, que não tem condição de mudar para outra casa e que não possuem famílias”, disse Oliveiro Luz.

Em 2015, apesar das constantes chuvas que caíram sobre a cidade nenhuma família foi assistida com o benefício. Segundo Oliveiro Luz isto ocorreu em favor das chuvas não terem provocado deslizamentos, ou situações mais graves. Já em 2014, cerca de 10 famílias foram beneficiadas com o Aluguel Social.

Número de famílias que moram em área de risco

Dados da Defesa Civil apontam que 68 famílias residem atualmente em área de risco na cidade de Picos. Os principais locais são o bairro São José, Morro da AABB, bairro Paroquial que compreende as Ruas Bahia II e III, Passagem das Pedras.

Área de monitoramento da Defesa Civil em Picos

Oliveiro Luz lamenta que apenas 10 famílias foram sorteadas com as mordias populares no conjunto habitacional Louzinho Mnteiro. A expectativa é que estas famílias sejam contempladas com as mais de 900 residências construídas no bairro Belo Norte, já que residir em moradia de risco será um dos critérios base.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.