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Em Picos, filas e aglomerações de pessoas são registradas em agências bancárias

Ainda que o atendimento nos bancos esteja garantido para todos, a prioridade nas agências é para públicos mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas.

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As agências bancárias permanecem abertas no Brasil. No entanto, a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é realizar operações bancárias pela internet. Ainda que o atendimento nos bancos esteja garantido para todos, a prioridade nas agências é para públicos mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas. 

Porém, em Picos, a população não está respeitando a recomendação da Fenabran. Na manhã desta sexta-feira (20) foram registradas filas e aglomerações de pessoas nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, localizadas no Centro da cidade.

Aglomerações de pessoas na agência do Banco do Brasil – Foto: Romário Mendes

Segundo a Fenabran, em caso de urgência e necessidade, os bancos sugerem que a população busque a rede de terminais de autoatendimento “Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias”, diz a nota.

A Febraban informa que em eventual alteração de horário nas agências, os clientes devem ser informados pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.
 
“Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas”, informou a federação dos bancos. 

Aglomerações de pessoas na agência da Caixa Econômica Federal – Foto: Romário Mendes

Confira abaixo a nota da Fenabran

Nota – Funcionamento agências bancárias
 
A FEBRABAN e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos.
 
Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.
 
A FEBRABAN e os bancos recomendam enfaticamente a seus clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população.
 
Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.
 
Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.

Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.

A FEBRABAN criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível no link http://bit.ly/2xD2T4g

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação

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