ad16
DestaquesGeral

Em Picos quase 5 mil agricultores foram beneficiados com o Garantia Safra e Bolsa Estiagem

[ad#336×280]Os programas do Governo Federal, Garantia Safra e Bolsa Estiagem que oferecem recursos aos pequenos agricultores familiares que tiveram perdas agrícolas pela falta de chuvas, beneficiou na cidade de Picos em 2013 quase 5 mil agricultores. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, há atualmente no município mais de 8 mil agricultores.

Para o secretário de Agricultura, Manoel Vieira, cerca de três mil agricultores serão assistidos pelo programa Bolsa Estiagem. A relação com os nomes dos beneficiados deverá ser divulgada ainda este mês pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) até a segunda semana do mês de janeiro.

Manoel Vieria Secretário de agricultura de Picos fala sobre os programas - Foto: Jesika Mayara
Manoel Vieria Secretário de agricultura de Picos fala sobre os programas – Foto: Jesika Mayara

Manoel Vieira ainda destacou que existe uma grande possibilidade de que os agricultores que não foram beneficiados com o Garantia Safra, sejam contemplados pelo Bolsa Estiagem. “O Garantia Safra atendeu em 2013 há mais de 2.400 agricultores picoenses. No entanto muitas pessoas acabaram não tendo seus nomes na lista, mas existem 90% de chances de que estes agricultores entrem na relação do Bolsa Estiagem”, frisou o secretário.

Na cidade de Picos o número de vagas para o Bolsa Estiagem foi ampliado. O cadastro dos agricultores é realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Para ser contemplado com o Bolsa Estiagem o Agricultor deve preencher os seguintes requisitos:

I. Residir em município em situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo Poder Executivo Federal entre janeiro e outubro de 2013;
II. Ser agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) – DAP
III. Possuir renda mensal média de até 2 (dois) salários mínimos;
IV. Estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
V. Não ter aderido ao Garantia Safra 2013/2014.

Projetos para 2014

Para o ano de 2014, a Secretaria de Agricultura almeja melhorar e ampliar o abastecimento de água na zona rural do munícipio, assim como revitalizar o sistema de bombeamento de água. Outra meta é revigorar a infraestrutura dos açougues municipais e também o desenvolvimento de novos projetos que visem atender aos pequenos agricultores.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade