ad16
BairrosDestaquesGeral

Em Picos, teste de fluído oral para HIV tem início em setembro

O Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual (GGLOS) realizará a partir do mês de setembro, os testes de fluído oral na população picoense. O teste de triagem que é mais rápido do que os demais, detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O fluido do teste oral é extraído do final da gengiva e do começo da mucosa da bochecha.

Em Picos serão 12 bairros contemplados com o Projeto, tendo início a primeira coleta no bairro Bomba, no dia 11 de setembro às 16h00. Os testes serão realizados por uma equipe formada por cinco técnicos de Saúde a receberem capacitações em Teresina. As capacitações estão previstas para ocorrer nos dias 09 e 10 de setembro.

A presidente do GGLOS, Jovanna Cardoso, explica que o Projeto está na fase dos últimos ajustes, e que um convênio foi assinado junto ao Ministério da Saúde para a realização das capacitações.

Jovanna Cardoso - Foto: Arquivo
Jovanna Cardoso – Foto: Arquivo

“Há 15 dias nos assinamos o convênio junto ao Ministério da Saúde. Teremos a oficina de formação com as equipes técnicas dos projetos do Piauí, que é um na capital e outro no interior. A nossa equipe é formada por pessoas que já trabalham na área da saúde”, afirmou a presidente.

Jovanna Cardoso acrescentou que a expectativa é que sejam realizados 75 testes por mês, mas este número pode ser superior. As pessoas interessadas em realizar o teste, devem entrar em contato com representantes do GGLOS.

“Existem pessoas que necessitam do resultado imediato o que não é disponibilizado por muitos órgãos de saúde, além disso, garantimos o sigilo, o encaminhamento para os serviços de saúde, da prevenção e do tratamento”.

O teste de fluído oral faz do projeto federal “Testagem pelo fluido oral: um desafio a ser vencido” em parceria com a Secretária Estadual de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos.

O que deve-se evitar durante a realização dos testes

Como pré-requisto para fazer o diagnóstico oral, é necessário que, nos 30 minutos anteriores, a pessoa evite ingerir alimento ou bebida, fumar ou inalar qualquer substância, escovar os dentes e usar antisséptico bucal. Também se deve retirar o batom e evitar realizar atividade oral que deixe resíduo. O resultado sai em até 30 minutos. O aparecimento de uma linha vermelha significa que a amostra não é reagente. Duas linhas vermelhas indicam que naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é reagente.

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também