Pio IXTodas as Notícias

Em Pio IX, pescadores fazem mutirão para limpar e restaurar parede do açude Cajazeiras

Na manhã desta segunda-feira (19) um grupo de pescadores do município de Pio IX realizaram um mutirão para a limpeza da parede e das margens do açude Cajazeiras, localizado no município.

Cerca de 60 pescadores, que viviam da pesca enquanto o açude ainda havia água, realizaram essa limpeza sem nenhum equipamento propicio para o tipo serviço, utilizaram apenas o trabalho braçal, com o intuito de melhorar as condições do mesmo, já que as chuvas têm chegado a região e trazido água para o Cajazeiras.

O açude, que havia secado por completo durante cerca de 6 anos de seca que atingiu a região, agora está voltando a receber as primeiras águas, e com isso, o sindicato dos pescadores tomou a iniciativa própria de limpá-lo.

Segundo relataram os pescadores, a parede do açude Cajazeiras encontrasse em uma situação preocupante, pois devido as primeiras águas que estar acumulando no leito, o mesmo corre o risco de ter a parede estourada, pois ela possui diversos buracos.

O Presidente do Sindicato dos Pescadores de Pio IX, Josemar Campos, falou sobre o mutirão feito por eles. “A gente mobilizou os pescadores, visto que o Cajazeiras é um bem comum, principalmente para eles, para nós, que somos pescadores, nós estamos fazendo aqui nossa parte, visto o açude está tomando água, Deus está fazendo a parte dele, está mandando chuva, já tem uma boa porção de água acumulada aqui”, afirmou.

Josemar Campos ainda relatou sobre a grande preocupação que os pescadores e a população têm com o açude, devido ao risco de ceder a parede. “Temos uma grande preocupação, tanto com o açude, como com o povo que mora aqui do outro lado da parede, que é o acampamento, a parede está oferecendo grande risco, se o açude chegar a tomar 70% da capacidade de água, a um grande risco de essa parede ir embora, e esse povo que está aqui ficar só na história, se não tomarem providencias logo, é uma catástrofe já programada, se arrombar aqui, muitas regiões aqui pra baixo ,que tem um grande número de pessoas vão sofrer, vai ser uma catástrofe muito grande”, disse.

O suplente de vereador, Guto Costa, falou sobre todo o trabalho feito no Cajazeiras, onde relatou todo o apoio popular que receberam para conseguiram fazer a limpeza.  “Nós estamos aqui no açude Cajazeiras, sindicato dos pescadores, estamos aqui fazendo um trabalho social, um trabalho para as pessoas de Pio IX, a gente tira o proveito do nosso cajazeiras, os políticos deviam fazer com que o Cajazeiras fosse limpo através deles, é preciso que a gente se organize, como o sindicato dos pescadores se organizaram, a população de Pio IX, algumas pessoas que não são do sindicato mas estão aqui, vieram e limparam a parede do Cajazeiras, quero agradecer a cada um que esteve aqui, ao Josemar como presidente, e dizer que a população de Pio IX só tem a ganhar com essa união”, frisou.

LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também