ad16
GeralTodas as Notícias

Empresa dona de avião do Samu diz que não houve pouso forçado

A empresa responsável pelas aeronaves do Samu Aéreo no Piauí afirmou nesta terça-feira (9) que não houve pouso forçado, mas uma aterrisagem técnica. Segundo Emílio Anselmo, diretor da Ceará Taxi Aéreo, os aviões são revisados regularmente e estão dentro de todos os parâmetros exigidos pena Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Quando publicada no dia 4, a matéria do usou uma foto ilustrativa de um avião do Samu no dia do lançamento oficial do projeto, realizado em 2013. A aeronave pertence à Top Line, mas a empresa esclareceu que nunca prestou serviço para o governo do estado do Piauí referente ao transporte de pacientes e muito menos esteve envolvida no incidente ocorrido com o avião do Samu neste mês de agosto.

O pouso ocorreu no dia 4, quando o Samu saiu de Picos, no Sul do Piauí, para Teresina, mas teve uma pane mecânica e aterrissou na cidade de Valença. “Na subida, o avião se comportou muito bem, na redução para o voo de cruzeiro, o avião apresentou uma performance diferente, o motor direito diferente do motor esquerdo. Estávamos entre Ipiranga e Valença e a legislação manda que se houver dúvidas, o lugar mais seguro é no chão. Então, a alternativa foi pousar por precaução. Isso se chama pouso técnico”, disse.

Por conta do ocorrido, o Conselho Regional de Medicina (CRM) solicitou da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informações a respeito das condições técnicas da aeronave.

“Aviões bimotores como esse são feitos para voarem com apenas um motor em caso de emergência, para alcançar o destino de emergência. Mas no caso que aconteceu, nem foi declarado emergência. Saindo o resultado da ANAC, eu até já sei o resultado, porque não há nenhuma irregularidade, o que houve não foi um pouso emergencial, mas uma medida de precaução”, argumentou Emílio Anselmo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o piloto detectou uma leve perda de potência ao passar por Ipiranga do Piauí e, por prudência, ele optou por descer numa pista de pouso mais próxima, no caso, a de Valença, acionando imediatamente à central para que a aeronave reserva fosse deslocada para aquele município.

G1 Piauí

LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também