ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Encontro “Oportunidades de negócios na energia eólica” será realizado dia 6 em Picos

Encontro “Oportunidades de negócios na energia eólica”
Encontro “Oportunidades de negócios na energia eólica”

Os empresários da região da Grande Picos irão conhecer as oportunidades de negócios relacionadas ao setor de energia eólica nesta próxima terça, dia 6, a partir das 8h30, em encontro a ser realizado na Associação Comercial de Picos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, em parceria com a Casa dos Ventos, empresa responsável pela implantação do projeto Ventos do Araripe, que vai investir mais de R$5,2bilhões até 2016 nos municípios de Caldeirão Grande, Marcolândia, Curral Novo, Simões, Padre Marcos e Betânia.

Para a implantação dos parques, a Casa dos Ventos projeta que serão necessários variados investimentos privados para a consolidação do projeto, comoaluguel de containers, máquinas e equipamentos, guindastes, torres de iluminação, veículos, imóveis, fornecimento de combustível, alimentação, construção civil, serviços de telecomunicações e outros que se estenderão até janeiro de 2016.

Apesar de Picos estar a mais de 100km de distância daqueles municípios, o prefeito Kléber Eulálio enfatiza da importância e da articulação do evento aos empresários picoenses. “Temos que superar as distâncias, não podemos ficar de fora desse grande investimento, que representa mais geração de emprego e renda, nas mais diversas oportunidades de negócios que serão criados”, ressalta.

No quesito geração de empresa e renda é prevista a contratação imediata de 3.000 empregos diretos e ao final da construção dos parques, 300 serão mantidos. O diretor executivo da Casa dos Ventos, que fará a exposição do projeto e as oportunidades de negócios, Clécio Eloy afirmou que, além da implantação dos parques eólicos e seus diversos negócios relacionados, também haverá necessidade de contratação de mão de obra na área técnica e que para isso, no plano de formação de pessoas, “a Casa dos Ventos vai olhar especialmente para Picos, incentivando que a capacitação seja centralizada no município”.

Projeto Ventos do Araripe

Com produção inicial de 1.300MW de energia eólica e investimentos aproximados de R$5,2bilhões até 2015, o projeto Ventos do Araripe já teve o pontapé inicial das atividades, no município de Simões. Além desse, os parques eólicos serão implantados nos municípios de Caldeirão Grande, Padre Marcos, Marcolândia, Curral Novo e Betânia.

 Para dimensionar a capacidade de produção de energia vinda dos ventos, a Barragem da Boa Esperança produz em torno de 340MW de energia, para um consumo médio piauiense de 360 MW, chegando a picos de 750MW. Só o projeto tem capacidade instalada estimada em 3GW, suficiente para atender aproximadamente 6 milhões de domicílios e tornar o Estado autossuficente e posteriormente exportador de energia elétrica.

 O presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe, afirma que os investimentos já estão acontecendo, uma vez que a energia a ser produzida no Estado está comercializada. “A energia que será produzida está negociada, com prazo de entrega. Ou seja, é fazer ou fazer. E estamos fazendo”. Os resultados, completa, “é um pouco poético o que irei dizer: os ventos vão proporcionar um bem-estar social incalculável. O Piauí tem uma jazida de ventos que ninguém tira e só traz benefícios”.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade