ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Enem: Cartões de confirmação de inscrição já podem ser consultados online

[ad#336×280]Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 já podem consultar os cartões de confirmação de inscrição, diretamente na página do exame. Para acessá-lo, é necessário informar CPF e senha.

>> Acesse aqui os cartões de confirmação do Enem 2014

A partir desta segunda-feira (27), os cartões também começarão a chegar nos endereços informados pelos estudantes no ato da inscrição. Os cartões contêm os dados pessoais dos candidatos; a data, hora e local das provas; e as opções do candidato quanto à opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especial e solicitação de certificação do ensino médio.

Enem - Divulgação
Enem – Divulgação

Se os cartões forem devolvidos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entrará em contato com os candidatos via SMS e e-mail. Quem não constatar recebimento do cartão poderá imprimi-lo pela internet. Se as informações do documento estiverem incorretas ou o candidato não conseguir imprimi-lo, deverá entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 61 61 61.

Inscrições

De acordo com dados do MEC, dos 8,7 milhões de inscritos na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 57,91% se declararam negros e 37,7%, brancos. O presidente do Inep, Chico Soares, acredita que esse número se deva à Lei de Cotas e à adoção do Enem como processo seletivo para muitas instituições de ensino superior.

Também são maioria as mulheres, que representam 58,11% (ou mais de 5 milhões) dos inscritos. No que se refere à formação, a maioria (ou 4.990.025 pessoas) já concluiu o ensino médio, enquanto 1.748.588 devem terminá-lo este ano.

Outro destaque é o número de idosos inscritos na prova: são 15,5 mil candidatos com 60 anos ou mais, e esse número cresce anualmente. Em 2013, foram 10,9 mil e, em 2009, 4,7 mil idosos. Muitas dessas pessoas já têm uma formação superior e buscam outros cursos.

A prova

O Enem será realizado em dois dias, sempre começando às 13h, no horário de Brasília. O primeiro, com quatro horas e meia de duração, terá questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.

Para responder a prova, o estudante deve apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. Só será permitido deixar o local da prova duas horas após o início do exame e só terá permissão para levar o caderno de questões se sair nos trinta minutos finais do horário de prova.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu, que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec, para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.

FONTE: Guia do Estudante

Tags

9 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade