EducaçãoGeralTodas as Notícias

Enem: Estudantes reclamam de locais de provas em Picos

anuncio17 UNIFSA

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em todo o país amanhã (24) e domingo (25). Em Picos, alguns locais de prova não dispõem de centrais de ar, o que poderá ser um problema para os candidatos, devido ao forte calor.

Sobre esse assunto, o Portal Manchete Piauí conversou com alguns estudantes que já conhecem bem o local onde farão as provas e eles reclamaram principalmente da falta de estrutura das escolas.

Provas do ENEM
Provas do ENEM

A estudante Ravena Sousa afirma que ficou decepcionada ao saber o local onde prestaria o Exame.  “Como já fiz duas edições do ENEM, 2013 e 2014, que inclusive também foram em colégios públicos, sem ar condicionado, carteiras bem antigas e localizados em lugares bem precários. Esperava algo bem melhor. Quando liberaram os locais de prova, fiquei decepcionada, entrei em desespero mesmo. Por conta da situação climática, que nesse período está bem mais quente”, acrescentou.

Para a candidata, o local de prova pode interferir no desempenho dos estudantes durante a realização das provas. “Na minha opinião, o local interfere muito. Se torna mais difícil manter a concentração em um local pouco ventilado e precário.

Segundo o estudante Marcos Luz, locais onde não existem centrais de ar ou até mesmo ventiladores dificultam a vida quem vai prestar o Enem neste final de semana.

“Um dos piores lugares para a realização do Enem é a Escola Municipal Maria Gil Medeiros antigo CAIC, Bairro Parque de Exposição, onde não existe nenhum ventilador, as janelas que existe em suas respectivas salas algumas não abrem”, afirmou.

PROVAS 

As provas do Enem acontecem neste fim de semana, no sábado (24) e domingo (25). No primeiro dia, as provas com questões de ciências humanas e ciências da natureza terã duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, o tempo de duração é de 5 horas e 30 minutos para serem respondidas questões de linguagens, matemática e redação.

O candidato só pode sair do local das provas após duas horas do início do exame. Os candidatos que quiserem levar o caderno de questões para casa têm que esperar até 30 minutos antes do término da prova.

Abertura dos portões

Por conta do horário de verão, no Piauí, os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos uma hora mais cedo porque a realização do exame segue o horário de Brasília. Enquanto nos estados que aderiram ao horário de verão os portões se abrem ao meio dia e fecham às 13h, no Piauí os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio dia.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antedecência e que visitem o local de realização da prova dias antes para que o candidato não perca o caminho.

Fonte: Manchete Piauí 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.