ad16
DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Enem: mais de 133 mil candidatos estão aptos a fazer prova neste domingo no Piauí

Após o adiamento devido à pandemia de Covid-19, o primeiro dia das provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será neste domingo (17). No Piauí, 133.786 candidatos se inscreveram e estão aptos a fazer o exame.  

Hoje serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da Redação. As provas terão cinco horas e meia de duração, começando às 13h30 e terminando às 19h30. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h15 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 45 minutos para acessar o local de prova. 

Foto:Roberta Aline
Foto:Roberta Aline

Entre uma série de medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para evitar a disseminação do coronavírus,  está o  uso obrigatório de máscara. O candidato que não usar será eliminado.  

“O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020”, informou o Inep.  

O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada. A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas. “Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação. A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção”, explica o Inep.   

É importante lembrar que é obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep também recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação.  

O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante. 

Confira abaixo algumas orientações para o Enem 2020: 

• Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.

• É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.

• A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

• Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.

• Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

• Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

• Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame.  

Candidato com Covid-19

O Inep esclarece que pessoas acometidas pela Covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro de 2021. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Enem nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).  

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.  

O Inep ressalta que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva. Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.    

Busca Ativa 

Para orientar os estudantes no dia da prova, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), enviará equipes do Programa Busca Ativa para os pontos de aplicação que concentram o maior número de candidatos.  

“Nas edições anteriores, os estudantes eram recebidos por equipes da Seduc com mensagens de incentivo, distribuição de água e chocolates. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavirus, o “Dia E” será em parceria com a Secretaria da Saúde que levará aos candidatos orientações sobre uso correto da máscara, a importância de manter o distanciamento e higienizar com frequência as mãos”, informa o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

Evitar apagão

A Equatorial Energia informou que vai mobilizar mais de 200 equipes para trabalhar no domingo, dia 17, em todo o Piauí. A empresa quer evitar interrupções de energia.

Ao todo, de acordo com a concessionária, mais de 660 profissionais distribuídos em 252 equipes vão atuar no primeiro dia de provas. 

Izabella Pimentel
Com informações do INEP
[email protected] 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui