ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

ENEM: Tema da redação surpreende alunos, deveria?

Nenhum professor de cursinho, por mais preparado que estivesse para pensar em temas “inesperados” e propô-los aos seus alunos para que estes estivessem prontos para a prova de redação do ENEM esse ano, poderia imaginar que o escolhido seria: “Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI”.

Isso porque o foco das aulas e discussões girava em torno de assuntos mais triviais, como meio ambiente,  violência, economia…

Mas, pensando bem, como o nosso país tem enfrentado com maestria, até agora, os vendavais de crises e mais crises econômicas que têm varrido o planeta, se apresentando como um mercado promissor e uma terra “boa de viver”, seria justo pensar em um tema que abordasse o interesse cada vez mais crescente dos povos de fora em se estabelecer por aqui… De qualquer forma, não achei o tema despropositado. É atual e mexe com vários setores da nossa vida.

Uma pergunta que me veio à cabeça, de imediato, foi: Será que estamos preparados para receber tanta gente? De várias classes sociais,várias qualificações, culturas e sonhos? Já cuidamos suficientemente bem dos nossos “brasileirinhos e brasileirinhas”?

Sou completamente a favor do acolhimento.

Mas, também sou a favor do acolhimento com responsabilidade.

De qualquer forma, o ENEM passou, a redação bombou de reclamação, agora é esperar o resultado e que Deus ilumine os que irão corrigir as provas para que não me venham com nenhuma lambança, como das outras vezes! Lembrem-se que este ano as redações e correções respectivas serão disponibilizadas para os concurseiros… Juízo, banca!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade