ad16
AutoPECASonline24.pt
Destaques

Ensino Fundamental: 46,3% dos professores no Piauí têm diploma

Ensino de libras
Foto: Ilustração

No Piauí, apenas 46,3% dos professores do ensino fundamental nos anos iniciais possuem curso superior. Os dados do Ministério da Educação apontam ainda que mesmo com este percentual o Estado ainda fica acima da média do Nordeste que têm 40,4% dos professores do ensino fundamental sem formação superior. No Brasil, 61,3% dos educadores em atuação nas redes públicas de ensino possuem curso superior.

Na avaliação do presidente do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), Horácio Almendra, uma das razões para compreender os índices é a baixa atratividade que hoje a profissão de professor exerce. “As estatísticas mostram que os cursos de licenciatura não têm estado no topo da preferência dos universitários. Como consequência, encontramos em muitos dos 5.565 municípios brasileiros ‘professores’ sem formação adequada, sem licenciatura, muito menos doutorado”, explica.
No Piauí, o IQE atua na capacitação de professores do Ensino Fundamental em mais de 100 municípios piauienses, transferindo, ao longo de 36 meses, uma metodologia educacional que tem se mostrado eficaz desde 1994, quando o IQE iniciou suas atividades. De acordo com Horário Almendra, não basta ao professor o domínio do conteúdo, ou seja, saber o que ele deve ensinar.
“Tão importante quanto isto é a forma como ele o transmite, a metodologia utilizada. Em princípio, concentramo-nos na metodologia, ajudando o professor a melhor ensinar. Quando necessário, recapitulamos o conteúdo, que já deveria estar amplamente dominado. Não raro, deparamo-nos, por exemplo, com professores que necessitam, digamos, de “reforço” em Geometria, que integra o currículo desde o Ensino Fundamental”, relatou o presidente da entidade.
Fonte: cidadeverde
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade